keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Pacientes aguardam até 10 anos por cirurgias e exames pelo SUS em SC

Estado tem 100 mil pessoas na fila

SUS Visor Notícias
Foto: Marcello Casal Jr., Agência Brasil

Santa Catarina enfrenta uma grave crise na fila de espera por cirurgias e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, 100 mil pacientes aguardam por procedimentos cirúrgicos, com casos extremos, como o de uma tomografia com previsão para 2032. Exames como colonoscopia e ressonância também têm filas mais longas, com alguns atendimentos estimados para 2034.

Um exemplo é Carlos Alberto, aposentado, que já passou por um transplante de rim, mas agora aguarda pela retirada de uma hérnia. Ele é o 51º na fila e tem previsão de atendimento em mais de 300 dias. O problema, no entanto, foi agravado pela ausência de informações sobre seu histórico de saúde no sistema, que só foi corrigido após uma reportagem.

Outros pacientes, como Lenir da Silva Martins, de 73 anos, sofrem com a longa espera por exames. Lenir, que sofre com sangramentos frequentes, aguarda uma colonoscopia em Florianópolis, mas a previsão é apenas para março de 2026, mesmo com o caso considerado urgente.

Em Florianópolis, a espera para exames de colonoscopia, ressonância e tomografia é extensa, com prazos que chegam a 10 anos para o último colocado na fila. O defensor público Tiago Queiroz da Costa alerta que, em muitos casos, o diagnóstico perde a validade com uma espera tão prolongada, e muitos pacientes só recebem atendimento após recorrer à Justiça.

A Secretaria de Saúde de Florianópolis afirma que mutirões e novas iniciativas podem reduzir a fila. A apresentação do Multihospital da Capital é vista como uma solução possível para acelerar o atendimento. Já o governo do Estado destacou que Santa Catarina bateu recordes de cirurgias em 2024, com 152 mil procedimentos realizados, mas admite que o fila ainda é longo e precisa de melhorias na gestão.

No caso de Carlos Alberto, o governo informou que sua consulta está agendada para o dia 30 de outubro, após a correção das informações no sistema. Já como outros pacientes tiveram os prazos revistos, mas os detalhes não foram informados. A Secretaria de Saúde continua em contato com os pacientes para atualização de dados clínicos e acompanhamento das filas de espera.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Três cidades da região estão entre as 50 cidades de SC contempladas com veículos para a Saúde

Ação conjunta reforça transporte de pacientes e atendimento de urgência pelo SUS

Saúde

Palestra na Itália: médica catarinense é convidada para ministrar palestra para dermatologistas

A médica dermatologista Dra. Débora Cadore teve a honra de ser convidada para palestrar no curso internacional “Hair, Nails & Anti-Aging”, ministrado pela renomada professora Antonella Tosti, na última semana, em Capri, na Itália. E o convite […]

Saúde

UBS Sertão II é inaugurada e leva atendimento a 2 mil famílias em Itapema

Unidade está em funcionamento no bairro Sertão do Trombudo

Saúde

Itapema será contemplada com a vacina contra a dengue

A inclusão foi confirmada pelo Governo do Estado após decisão do Ministério da Saúde de ampliar a campanha diante do aumento expressivo de casos

Saúde

Veja como cuidar dos cabelos após os 40 anos

O envelhecimento também impacta a saúde dos fios, exigindo alguns hábitos para mantê-los saudáveis

Mais notícias

Segurança

Câmeras registram momento exato de acidente que matou mulher de 34 anos em SC

Vítima foi socorrida em parada cardiorrespiratória, mas não resistiu e morreu ainda no local