Um apagão de grandes proporções atingiu diversos países da Europa na manhã desta segunda-feira (28), por volta das 12h30 no horário local (7h30 de Brasília). Segundo a operadora de redes energéticas REN, de Portugal, a falha no fornecimento elétrico foi causada por um fenômeno atmosférico raro ocorrido na Espanha. A previsão é que a normalização da rede possa levar até uma semana.
De acordo com a REN, “variações extremas de temperatura no interior da Espanha provocaram oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 kV), um fenômeno conhecido como vibração atmosférica induzida por Ging”. Essas oscilações causaram falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, resultando em perturbações sucessivas na rede europeia interligada.
Na Espanha, aeroportos e linhas de metrô nas principais cidades foram paralisados, levando Madri a declarar estado de emergência nível 2. Em Portugal, relatos apontam falta de energia em cidades como Lisboa. Itália e França também registraram interrupções no fornecimento.
Falta de energia afetou transporte, comércio e hospitais em Portugal e na Espanha
Portugal, Espanha, França, Alemanha, Países Baixos e Suécia registraram falhas no fornecimento de energia elétrica. Em Portugal, apenas as regiões dos Açores e da Madeira não foram atingidas, pois possuem redes elétricas isoladas.
Em Lisboa, o metrô foi evacuado e houve relatos de passageiros presos nos vagões. Supermercados e bancos foram fechados, e a prefeitura reforçou o patrulhamento nas ruas com todo o efetivo policial. Na Espanha, o jogo entre Dimitrov e Fearnley, em Madri, precisou ser interrompido devido à paralisação de equipamentos. O metrô da capital também foi evacuado, e vídeos mostraram hospitais, como o Clínico de Santiago de Compostela, sem energia.
As causas do apagão ainda são investigadas pelas operadoras de rede elétrica dos países afetados, que trabalham em planos para o restabelecimento do serviço. Em Madri, a queda de energia também paralisou semáforos, agravando o trânsito na cidade.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.