keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Operação prende nove pessoas por extorsão, lavagem de dinheiro e organização criminosa

A investigação teve início no final do ano de 2021 e identificou um grupo criminoso especializado na prática do crime de extorsão envolvendo o chamado “golpe do nudes”

Armas apreendidas em operação
Divulgação

Nesta quinta-feira (20), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de São Joaquim, deflagrou a operação “Píxel”, que resultou na prisão de oito pessoas no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina, pelos crimes de extorsão, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Foram cumpridas também ordens de sequestro de bens móveis e imóveis de propriedade dos envolvidos, além de mandados de busca e apreensão.

Na casa de um dos suspeitos, na grande Porto Alegre, os policiais encontraram diversas armas e grande quantidade de drogas. Na ocasião, foram localizados quatro fuzis de calibre restrito às forças policiais, uma espingarda calibre 12, quatro pistolas 9 mm, 400 munições de diversos calibres, 12 “tijolos” de crack, três de cocaína e outros três de maconha.

A investigação teve início no final do ano de 2021 e identificou um grupo criminoso especializado na prática do crime de extorsão envolvendo o chamado “golpe do nudes”. Os autores, após contato com as vítimas por intermédio de rede social e troca de fotos íntimas, começavam a extorqui-las, passando-se, inclusive, por policiais civis. A partir desse momento, iniciava-se uma série de ameaças. Diziam, entre outras coisas, que se não fosse feito o pagamento solicitado seria expedido o mandado de prisão da vítima.

Pelo Poder Judiciário, a pedido da Polícia Civil, foi determinado o sequestro de veículos e imóveis adquiridos pelos suspeitos com o dinheiro dos crimes praticados.

No total, 61 policiais participaram da operação desta quinta-feira (20), sendo 50 deles catarinenses e 11 da Denarc da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que prestou apoio à operação catarinense. Participaram também da ação policiais civis das delegacias regionais de polícia de São Joaquim, de Lages, de Laguna, de Tubarão e policiais da Delegacia de Repressão a Roubos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais.

Com exceção do homem alvo do mandado cumprido em São Catarina, que já estava no Sistema Prisional, os outros oito presos no Rio Grande do Sul serão encaminhados ao Sistema Prisional de Lages.

O nome da operação, Pixel, faz referência à origem da expressão PIX, método de pagamento que era utilizado pelos suspeitos para o recebimento dos valores pagos pelas vítimas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Carro com motorista de 59 anos é arrastado por correnteza

O condutor foi encontrado nas margens do rio, em estado de choque, mas consciente

Segurança

Carro carregado de droga foge da PRF e se envolve em acidente

A perseguição aconteceu na manhã deste domingo na SC-418

Segurança

Bombeiros realizam primeiro resgate no Alto Vale do Itajaí durante inundação

Famílias ilhadas são resgatadas; Defesa Civil alerta para mais enchentes

Segurança

Adolescente é espancado e torturado em escola particular de SC

Advogado defende que os dirigentes da escola sejam criminalmente responsabilizados por omissão

Segurança

Homem morre após cair em silo em SC

Jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu

Mais notícias

Segurança

Carro com motorista de 59 anos é arrastado por correnteza

O condutor foi encontrado nas margens do rio, em estado de choque, mas consciente

Segurança

Carro carregado de droga foge da PRF e se envolve em acidente

A perseguição aconteceu na manhã deste domingo na SC-418