Uma nova fase da Operação Fio Desencapado resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de 3,5 toneladas de fios de cobre nesta quarta-feira (14), no bairro Ingleses, em Florianópolis. A ação tem como objetivo combater o roubo e a receptação de materiais furtados da infraestrutura urbana.
Entre os presos, três foram autuados por receptação e porte ilegal de arma de fogo e um já tinha mandado de prisão em aberto. As equipes também encontraram armas, drogas, dinheiro em espécie, dois hidrômetros e outros materiais de procedência suspeita.
A operação foi coordenada pela Guarda Municipal de Florianópolis, com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Floram, Vigilância Sanitária, COSIP, Celesc e empresas de telecomunicações. Durante a fiscalização, dois comércios foram interditados por falta de alvarás e licenças obrigatórias. Um deles já havia sido notificado e não regularizou a situação dentro do prazo legal de 90 dias.
A secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, destacou que essas ações visam interromper a cadeia de furtos de infraestrutura pública. “Esses estabelecimentos receptadores incentivam crimes perigosos, que colocam em risco tanto a vida dos infratores quanto o funcionamento da cidade”, afirmou.
De acordo com a Guarda Municipal, a maior parte da fiação apreendida era usada na iluminação pública. Todo o material recolhido foi encaminhado à Polícia Civil, que dará continuidade às investigações e responsabilização dos envolvidos.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.