Polícia Civil investiga possível crime ambiental após relatos de que restos foram usados em sopa
Uma onça-parda, também conhecida como suçuarana, foi encontrada morta às margens de uma estrada em Morrinhos, no interior do Ceará, na quinta-feira (15). Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o animal já sem vida após supostamente ter sido atropelado por um veículo. Segundo relatos, moradores teriam esquartejado a carcaça e utilizado partes do corpo para preparar uma sopa.
O caso gerou repercussão nas redes e levou a Polícia Civil do Ceará (PCCE) a abrir investigação. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que diligências e oitivas serão realizadas para apurar as circunstâncias da morte e a destinação dos restos do animal. O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) também pode ser acionado.
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), é crime matar, perseguir ou utilizar animais silvestres, mesmo mortos. A pena prevista é de seis meses a um ano de detenção, além de multa. Até o momento, nem o Instituto Chico Mendes (ICMBio) nem o Ibama foram acionados oficialmente sobre o caso.
Fonte: Diário do Nordeste
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.