A construção de 150 casas populares em Itapema, localizadas no loteamento Campo Verde, próximo à Sermep, segue avançando com a finalização da documentação necessária junto à Caixa Econômica Federal.
Este processo irá garantir que cada morador receba uma matrícula individual para suas propriedades. Localizado também ao lado de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e um Centro de Convivência e Integração (CCI) prestes a serem concluídos, o projeto tem como foco melhorar a infraestrutura da região e atender as famílias já cadastradas na região da rua 450, no Bairro Jardim Praiamar.
Atualmente, as obras estão na fase de terraplanagem, preparando o terreno para o início efetivo da construção. A empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto, que já foi escolhida por meio de licitação, está trabalhando para cumprir todos os requisitos legais e técnicos necessários para avançar para a próxima etapa, que inclui a construção física das casas. Esta fase assegura que cada unidade habitacional esteja apta para posterior registro legal e transferência aos futuros proprietários.
Com o término previsto para breve, as expectativas são altas tanto para a administração pública quanto para os futuros moradores, que aguardam a realização deste projeto que promete não só moradias acessíveis, mas também um salto qualitativo na qualidade de vida da comunidade local.
O programa
Lançado em 2009, o programa “Minha Casa Minha Vida” é uma iniciativa do governo federal brasileiro destinada a promover o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda. Através de subsídios para a aquisição de imóveis e incentivos para a construção de projetos habitacionais, o programa tem sido um pilar no fomento ao direito básico à moradia.
O “Minha Casa Minha Vida” estrutura-se em faixas de renda que definem tanto o montante dos subsídios quanto as condições de financiamento oferecidas aos beneficiários. Famílias com menor poder aquisitivo beneficiam-se de maior apoio financeiro, condições de juros mais favoráveis e prazos de pagamento estendidos, facilitando assim a compra da casa própria.
Em Itapema, a administração municipal criou as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), destinadas a abrigar 150 novas residências populares. Conforme a medida provisória publicada em 1º de dezembro, essas áreas estão localizadas nos Loteamentos Campo Verde e Jardim Cardeal, ambos situados no bairro Morretes. Este movimento faz parte de um esforço contínuo para facilitar o acesso à moradia digna na região.
A informação foi divulgada pela Prefeita Nilza Simas nesta segunda-feira (17) em suas redes sociais, confira:
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.