Parceria entre prefeitura e construtoras garante nova sede para a Escola Catarina Guerreiro, com investimento de R$ 3,2 milhões
A construção da nova unidade da Escola Municipal Catarina Benedita Guerreiro, uma das mais tradicionais de Porto Belo, já está em andamento. A obra, iniciada há cerca de três meses, está sendo executada pela empresa Reskatrin Empreendimentos por meio de substituição de outorga onerosa, mecanismo previsto em parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP).
Com mais de 100 anos de história, a antiga estrutura da escola, localizada em Balneário Perequê, foi demolida em outubro de 2023 após apresentar problemas estruturais que inviabilizaram sua reforma. Agora, uma nova sede está sendo erguida com 1.900 m² de área construída, incluindo 12 salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala de artes, refeitório, bicicletário e espaço para hortas. O investimento total é de R$ 3,2 milhões.
O modelo de parceria adotado pelo município é considerado inovador. Diferente de outras cidades em que os recursos arrecadados com outorga onerosa são destinados ao caixa da prefeitura, em Porto Belo, as construtoras executam diretamente as obras definidas em conjunto com o poder público. Entre os projetos viabilizados nesse formato estão também os molhes dos rios Perequê e Perequezinho e a drenagem da Avenida Atílio Fontana.
“O objetivo da ACIP é construir uma Porto Belo melhor para todos. A Escola Catarina Guerreiro é uma das várias obras planejadas para fortalecer a infraestrutura da cidade”, afirmou o presidente da associação, Maycol Marini. Já a diretora comercial da Reskatrin Empreendimentos, Jordana Soder, destacou que a obra é um exemplo de como o setor privado pode contribuir para o futuro da educação no município.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.