Neste 5 de abril, Camboriú celebra seus 141 anos de emancipação com orgulho, natureza exuberante e uma vocação turística que cresce ano após ano. O novo episódio do quadro SC Turismo o Ano Todo, uma produção do Visor Notícias em parceria com a Sicredi Vale Litoral, mergulha nos encantos dessa cidade que faz parte da região turística Costa Verde & Mar, localizada às margens da BR-101, em Santa Catarina.
Com quase 104 mil habitantes, Camboriú equilibra o crescimento urbano com a preservação ambiental: dos 232 km² de território, 177 km² são de área rural, onde o turismo de natureza, aventura e vivências no campo se destacam. O passeio começa na Praça das Figueiras, no centro da cidade, e percorre atrações que revelam a alma do município.
Entre os principais atrativos está o Pico da Pedra, considerado um dos pontos mais impressionantes de Camboriú. A trilha é relativamente curta, com cerca de 2 km, mas exige preparo físico: são 660 metros de subida íngreme em meio à mata fechada, com trechos que desafiam até os aventureiros mais experientes.
Topo do Pico da Pedra, com vista para Camboriú e Balneário Camboriú. (Foto: Jr Lara/Visor Notícias)
Outra experiência imperdível é a Trilha do Jacaré, com mais de 30 km entre comunidades rurais, ideal para ciclistas iniciantes e de alta performance. O trajeto, que começa ao lado da Igreja Matriz Santo André, está sinalizado e conta com pontos de apoio.
Ela é indicada tanto para ciclistas profissionais quanto para amadores. (Foto: Jr Lara/Visor Notícias)
O episódio também apresenta o Sítio da Dona Carminha, onde a tradicional casinha do coelho, com mais de 55 mil casquinhas pintadas à mão, encanta famílias e crianças. A ideia, que surgiu como uma homenagem à Páscoa, virou ponto turístico e hoje movimenta a economia local com entrada simbólica.
Sítio da Dona Carminha. (Foto: Wilson Guilherme/Visor Notícias)
Outro destaque é o Sítio Maurinho Teixeira, onde o visitante conhece a produção de ervas medicinais e aproveita o clima acolhedor da zona rural. A gastronomia também tem seu espaço com o restaurante Vô Ivo, que une culinária italiana e comida caseira, com pratos como penne ao molho bechamel com linguiça Blumenau e risoto de gorgonzola com abacaxi caramelizado.
O penne ao molho bechamel com linguiça Blumenau, servido no restaurante Vô Ivo. (Foto: Jr Lara/Visor Notícias)
Camboriú também se destaca como destino de fé e espiritualidade, recebendo anualmente milhares de fiéis nos Gideões Missionários, e integrando a rota Caminhos de Santa Paulina, que refaz os passos da primeira santa brasileira, ligando Camboriú a Nova Trento. O trajeto inclui locais como a Gruta Santa Paulina, ponto de contemplação e oração em meio à natureza.
O turismo religioso é uma das atrações de Camboriú. (Foto: Jr Lara/Visor Notícias)
O episódio termina na Reserva Natural Alto dos Macacos, símbolo de preservação ambiental e do turismo sustentável. O espaço, que surgiu após o fechamento de uma antiga madeireira, é hoje um refúgio com cachoeiras, trilhas, águas cristalinas e rica biodiversidade — um verdadeiro oásis a poucos minutos do centro.
Reserva Natural Alto dos Macacos é um refúgio com cachoeiras, trilhas, águas cristalinas. (Foto: Jr Lara/Visor Notícias)
Confira a reportagem completa do quadro SC Turismo o Ano Todo:
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou no Visor Notícias como estagiário em 2023.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade