keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

O que é a nova doença que tem afetado crianças com Covid-19

Faixa etária atinge crianças de dois anos até adolescentes

ef71caf1fc4299b05b3ace41178207c0 Visor Notícias

Uma nova síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica está afetando crianças e adolescentes com Covid-19, uma faixa etária que até o momento parecia mais assintomática ou sofreu sintomas leves quando infectada com o coronavírus. No entanto, casos da doença já foram diagnosticados nos EUA e no Reino Unido, assim como em outros países europeus. Mas o que é essa condição e quais são os seus primeiros sinais? A condição vem sendo chamada pela comunidade médica como síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica. A síndrome afeta principalmente crianças, mas também pode se manifestar em adolescentes. A faixa etária abrange pessoas de dois a 15 anos.

Os sintomas desta doença são semelhantes à síndrome do choque tóxico e à síndrome de Kawasak. Os sintomas incluem febre, erupção cutânea, dor abdominal, vômito, diarreia, língua avermelhada, conjuntivite e mãos ou pés inchados. Os sintomas surgem quando uma criança é infectada com o coronavírus ou semanas mais tarde. Uma teoria é que, quando se começa a produzir anticorpos para SARS-COV-2, o próprio anticorpo pode estar provocando uma resposta imune, dizem especialistas.

Como ela age?

A médica Jane Newburger, do Boston Children’s Hospital acrescentou: ‘Isso está acontecendo apenas em indivíduos suscetíveis, cujos sistemas imunológicos são construídos de uma maneira particular. Isso não acontece em todo mundo. Ainda é um evento realmente incomum em crianças’. Portanto, é uma síndrome rara.’Ainda é muito rara, mas houve uma onda de casos’, disse a cardiologista Jane Newburger, professora de pediatria da Harvard Medical School e diretora do Programa Kawasaki no Hospital Infantil de Boston.

Mas há pacientes afetados por essa síndrome sofrem ‘uma inflamação cardíaca em maior grau do que normalmente vemos na síndrome de choque de Kawasaki’, explicou o Dr. Sean O’Leary, especialista em doenças infecciosas pediátricas do Children’s Hospital Colorado Anschutz Medical Campus. Em 27 de abril, o The Guardian informou que pelo menos 12 crianças no Reino Unido manifestaram a síndrome. Mas, de acordo com um relatório de 7 de maio divulgado pela revista médica The Lancet, ‘a unidade de terapia intensiva [pediátrica] do Hospital Infantil de Evelina London já recebeu mais de 20 crianças com apresentação de quadro clínico semelhante’.

Em 1º de maio, o Royall College of Paediatrics and Child Health emitiu algumas orientações sobre essa nova síndrome. Na manhã de 8 de maio, foi divulgado que 64 crianças adoeceram com essa síndrome em Nova York. Em 6 de maio, o Departamento de Saúde do Estado de Nova York emitiu um comunicado para garantir que os profissionais de saúde estejam cientes da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica potencialmente associada à Covid-19. O documento também fornece orientações sobre a notificação de casos.

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Religiosa brasileira é afastada de mosteiro na Itália por maus-tratos e manipulação

Acusada de maus-tratos, a freira afirma ter sido alvo de preconceito por ser jovem, mulher e brasileira

Geral

Mulher dá à luz dentro de ambulância em Itajaí no Dia das Mães

Outro parto de emergência também foi realizado no mesmo dia em município da Grande Florianópolis

Geral

Horóscopo do dia: confira o que os astros revelam para você nesta segunda-feira (12/05)

A semana começa com tensões no ar para a maioria dos signos, que devem lidar com instabilidades emocionais, conflitos interpessoais e cobranças no trabalho

Geral

Projeto de parque de neve indoor é aprovado em audiência pública da Câmara de BC

Empreendimento prevê pista de esqui, resort de luxo e contrapartidas em infraestrutura; proposta segue para votação na Câmara

Geral

Conheça as legislações da Câmara de Itapema voltadas aos direitos das mães

Projetos tratam de saúde, educação, infraestrutura e apoio emocional

Mais notícias

Segurança

Menina comemora aniversário com festa da Polícia Militar em SC

Criança de 10 anos realiza sonho ao celebrar com farda, viatura e apoio da PM

Saúde

UBS Sertão II é inaugurada e leva atendimento a 2 mil famílias em Itapema

Unidade está em funcionamento no bairro Sertão do Trombudo