keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Nuvem atípica é registrada no Aeroporto de Chapecó antes de temporal que atingiu a cidade

Imagens foram capturadas na manhã desta quinta-feira (21)

design horizontal 44 Visor Notícias
Foto: Albert Dieison/Saer/Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (21), um vídeo capturado no aeroporto da cidade de Chapecó mostra a formação de uma nuvem atípica, chamando a atenção pela sua forma impressionante. Pouco tempo após o registro das imagens, a cidade enfrentou um forte temporal, marcado pela queda de árvores e outros incidentes relacionados ao mau tempo.

A Defesa Civil, após ser consultada sobre o evento, iniciou a análise do vídeo, mas já adiantou que o fenômeno observado não se configura como um tornado. Está prevista a divulgação de uma nota oficial pelo órgão, a qual detalhará as características e a natureza exata da formação da nuvem.

De acordo com Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, a explicação para o surgimento da nuvem está no contraste de temperaturas verificado no estado naquele dia. A massa de ar quente, que vinha contribuindo para as elevadas temperaturas observadas nos últimos dias em Santa Catarina, começou a ser substituída por uma frente fria.

De acordo com a Defesa Civil de SC, a frente fria já está movendo-se em direção a Santa Catarina, afetando principalmente as regiões de fronteira com o Rio Grande do Sul desde o início desta quinta-feira (21). A aproximação dessa frente fria está associada a condições meteorológicas adversas, incluindo ventos fortes e tempestades intensas, caracterizadas por raios, rajadas de vento e chuvas intensas em pontos isolados.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou no Visor Notícias como estagiário em 2023.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Frente fria traz risco de temporais e alagamentos em SC neste domingo

Defesa Civil alerta para chuvas intensas, alagamentos e queda de galhos em várias regiões de Santa Catarina

Tempo

Santa Catarina terá temperaturas próximas de 0°C e chance de geada neste fim de semana

Frente fria derruba as temperaturas em Santa Catarina e deve provocar novos episódios de geada, especialmente nas áreas mais altas da Serra

Tempo

Santa Catarina terá sábado de sol e domingo com chance de temporais

Frente fria avança no domingo e pode provocar chuva forte, raios e ventos intensos no estado

Tempo

Cidade de SC amanhece branca com geada e frio abaixo de 3°C

Vale dos Caminhos da Neve ficou coberto por uma fina camada de geada

Tempo

Sol e clima ameno devem predominar nesta sexta-feira em Santa Catarina

O dia começa com nevoeiros em diferentes áreas, mas o sol predomina após a dissipação da névoa ao longo da manhã

Mais notícias

Segurança

Pai e filhos mortos na Grande Florianópolis eram suspeitos por assassinato em Manaus

Trio foi executado na madrugada de sexta-feira (26) em Biguaçu

Geral

Confira resultado do sorteio de R$ 3,5 milhões da Mega-Sena

Concurso 2.856 foi realizado às 20h deste sábado em São Paulo