keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Número de pessoas com deficiência no trabalho cresce 14% em SC

Santa Catarina supera média nacional e da região Sul com mais de 4 mil novas vagas preenchidas

acessibilidade para deficientes visuais ao portal de servicos 20181228 1280552986 Visor Notícias
Foto: Arquivo / SECOM

Santa Catarina registrou um crescimento de 14,4% na inserção de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho formal entre 2022 e 2024, superando as médias da região Sul (9,8%) e do Brasil (11,8%). De acordo com a RAIS (Relação Anual de Indicadores Sociais), o estado passou de 30 mil para 34.357 trabalhadores com deficiência empregados formalmente nesse período. O avanço reflete os efeitos de políticas públicas voltadas à inclusão, como o programa Gente Especial, lançado pelo governo estadual em 2024.

Segundo dados da Seplan (Secretaria de Estado do Planejamento), a maior parte dos trabalhadores PCDs está concentrada nos setores da Indústria (46,9%) e dos Serviços (31,4%). O perfil mais comum é de pessoas com deficiência física (38,3%), seguido pelas deficiências visual, intelectual e auditiva. A administração pública teve o melhor saldo de novos postos em 2025, com aumento de 25% nas admissões no primeiro bimestre em comparação com o mesmo período de 2023.

O programa Gente Especial, regulamentado pelo Decreto nº 530/2024 e executado pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), credenciou 241 instituições em 2025, atendendo cerca de 29 mil educandos em todo o estado. Dentre os projetos em destaque está o Programa de Educação Profissional (PROEP), que qualifica jovens e adultos com deficiência intelectual ou autismo para o mercado de trabalho, promovendo autonomia e inclusão por meio de uma formação adaptada e contínua.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Abertura de empresas cresce 31% e bate recorde em SC no 1º trimestre

Estado registrou 42,4 mil novos CNPJs entre janeiro e março, com destaque para transportes e serviços administrativos

Economia

Receita libera consulta à malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira

Quase 280 mil contribuintes devem receber R$ 339,6 milhões em restituições referentes a abril e anos anteriores

Economia

Produção de milho em SC bate recorde histórico em março

Número representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2024

Economia

Empresa catarinense do setor de suínos antecipa R$ 6 milhões em PPR a colaboradores

Companhia reconhece desempenho da equipe e antecipa pagamento do PPR de 2024, beneficiando mais de 3,6 mil colaboradores

Economia

Selic pode chegar a 15,5% antes de corte no fim de 2025

XP projeta alta da taxa Selic até 15,5% no primeiro semestre; cenário favorece investimentos em renda fixa e exige atenção dos investidores

Mais notícias

Astrologia, Edicase

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 19/04/2025

Neste sábado, o céu influenciará diferentes áreas da vida, trazendo mais intensidade emocional e abertura para conexões profundas. Cada signo vivenciará o dia de forma diferente, com oportunidades de crescimento, mas também desafios que exigirão […]

alimentação, Culinária, Edicase, Tradicional

7 receitas com peixe para a Sexta-feira Santa

Na Sexta-feira Santa, os cristãos têm o costume de não consumir carne vermelha. A tradição religiosa faz parte da celebração que simboliza a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a […]