Santa Catarina supera média nacional e da região Sul com mais de 4 mil novas vagas preenchidas
Santa Catarina registrou um crescimento de 14,4% na inserção de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho formal entre 2022 e 2024, superando as médias da região Sul (9,8%) e do Brasil (11,8%). De acordo com a RAIS (Relação Anual de Indicadores Sociais), o estado passou de 30 mil para 34.357 trabalhadores com deficiência empregados formalmente nesse período. O avanço reflete os efeitos de políticas públicas voltadas à inclusão, como o programa Gente Especial, lançado pelo governo estadual em 2024.
Segundo dados da Seplan (Secretaria de Estado do Planejamento), a maior parte dos trabalhadores PCDs está concentrada nos setores da Indústria (46,9%) e dos Serviços (31,4%). O perfil mais comum é de pessoas com deficiência física (38,3%), seguido pelas deficiências visual, intelectual e auditiva. A administração pública teve o melhor saldo de novos postos em 2025, com aumento de 25% nas admissões no primeiro bimestre em comparação com o mesmo período de 2023.
O programa Gente Especial, regulamentado pelo Decreto nº 530/2024 e executado pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), credenciou 241 instituições em 2025, atendendo cerca de 29 mil educandos em todo o estado. Dentre os projetos em destaque está o Programa de Educação Profissional (PROEP), que qualifica jovens e adultos com deficiência intelectual ou autismo para o mercado de trabalho, promovendo autonomia e inclusão por meio de uma formação adaptada e contínua.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.