O município de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, experimentou um aumento de 686,6% em sua frota veicular nos últimos 21 anos, conforme dados divulgados pelo Secretário de Segurança Pública do município, Major Rodrigues. A expectativa é que a cidade encerre o ano de 2023 com uma frota de 58.121 veículos. Este crescimento, que supera amplamente o aumento da população no mesmo período, coloca o planejamento urbano como uma pauta de alta prioridade.
A cidade, que viu sua população saltar de 25.869 em 2000 para 75.940 em 2022, conforme dados do IBGE, enfrenta agora o desafio de acomodar um número de veículos que cresceu em um ritmo acelerado. Em termos percentuais, o crescimento da frota foi de 91,54% na última década, uma taxa que deve chegar a 96,66% ao fim deste ano, segundo previsões da prefeitura.
Em relação à proporção de veículos por habitante, Itapema apresenta um índice de aproximadamente 0,765 veículos por pessoa. Isso sugere que há cerca de 3 pessoas para cada 4 veículos, uma taxa que evidencia a preferência por transporte individual na cidade.
A comparação entre o crescimento populacional e veicular de Itapema ressalta a discrepância entre o número de habitantes e o volume de carros. Enquanto a população quase triplicou, a frota veicular aumentou quase sete vezes.
O crescimento veicular supera o demográfico
A cidade, que registrou um crescimento veicular de 686,6% nas últimas duas décadas, superou em mais de três vezes o aumento da sua população, que foi de 193,56%, refletindo em um crescimento aproximado de 3,55 vezes dos veículos em relação ao número de habitantes.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.