Banco Central propõe proibição do uso de “bank” por empresas que não têm autorização
O Nubank se manifestou após o Banco Central divulgar uma proposta que pode obrigar a fintech a retirar o termo “bank” de sua marca. A mudança consta em um texto submetido à consulta pública, que sugere que apenas instituições oficialmente classificadas como bancos possam usar o termo em seus nomes.
A proposta do BC determina que empresas autorizadas usem termos que reflitam com precisão sua classificação legal. Assim, ficaria proibido o uso de palavras como “banco” ou “bank” por instituições que não possuam autorização específica para operar como tal, mesmo que os nomes sejam em português ou em outro idioma.
Atualmente, o Nubank é regulamentado pelo BC como uma instituição de pagamento, o que o impede de atuar como banco tradicional. Caso as novas regras sejam aprovadas, a fintech deverá alterar sua denominação ou buscar autorização para funcionar como banco, o que exigiria, entre outras medidas, a instalação de agências físicas.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.