A Meta anunciou o encerramento de seu programa de verificação de fatos, que será substituído pelas “notas de comunidade”, nesta terça-feira (7). Um recurso que permite aos usuários adicionar correções aos conteúdos publicados, similar ao adotado pelo X, de Elon Musk.
O comunicado foi feito pelo presidente-executivo Mark Zuckerberg em uma publicação no Instagram. “Vamos nos livrar dos verificadores de fatos e substituí-los por Notas da Comunidade, semelhantes ao X, começando nos EUA”, afirmou.
Segundo Zuckerberg, a mudança implica menos identificação de conteúdos problemáticos, mas também reduz a chance de postagens e contas serem removidas de forma equivocada.
Anteriormente, a Meta utilizava parceiros especializados em checagem de fatos, além de uma equipe interna, para moderar postagens. Agora, nos casos classificados como de “menor gravidade”, a empresa permitirá que os usuários adicionem informações complementares diretamente nos conteúdos.
O novo formato deve ser implementado inicialmente nos Estados Unidos.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.