Clima de verão O Meio Ambiente desponta como uma das mais importantes pastas do futuro Governo de Lula da Silva (PT) a partir de janeiro. Não é apenas formalidade internacional a viagem do presidente eleito ao Egito, para conversas com outros presidentes na COP 27. Além do ministério, Lula quer atenção especial para o tema e pretende criar a Autoridade do Clima. Duas veteranas no assunto disputam veladamente a indicação, sem brigas. Izabella Teixeira, ex-ministra na gestão de Dilma Rousseff, e Marina Silva, ex-ministra na Era Lula, que se reconciliou com o Barba. Ambas estão no Egito há uma semana acompanhando os debates. No staff do PT, consta que as duas ambicionam a Autoridade, que seria uma autarquia com orçamento independente e com missões internacionais mensais. Se Lula criar o órgão, é provável que fique com Marina, e Izabella assuma o Meio Ambiente.
“Fugir do Brasil” O pós-eleição não movimentou somente as estradas do Brasil. As buscas no Google no dia 31 de outubro – dia seguinte ao resultado do pleito – pelo termo “morar fora do Brasil” aumentou em 110%, de acordo com a agência WEBK SEO, de Santa Catarina. Outros termos que ocuparam índices altos nos gráficos de busca no mês de outubro foram “passaporte”, “como tirar passaporte”, “tirar visto” e “fugir do Brasil” – esta frase, aliás, registrou alta de 700% no site de buscas.
Desprotegidos O surgimento da variante Ômicron BQ.1 da Covid-19 é só mais um capítulo do risco de novo recrudescimento da epidemia no Brasil diante de um inepto Ministério da Saúde. Em especial para adolescentes. Apesar da faixa etária menos afetada, o País vacinou até setembro 71,9 % das crianças e adolescentes de 3 a 17 anos com a 1ª dose da vacina. A 2ª dose foi recebida por apenas 54,98 %. Enquanto a dose de reforço – aplicada somente em adolescentes (12 a 17 anos) – teve cobertura vacinal insignificante de 24,50%. Além do coronavírus, o País vive momento delicado com a volta de doenças.
Sonho de Lula O presidente eleito Lula está tão confiante de que vai limpar seu nome pelo mundo, que tem novo projeto: erradicar a fome no Brasil, e viajar por países da Europa, Ásia e África em campanha pelo Nobel da Paz. Lula já programa uma série de viagens no 1º semestre do ano que vem, enquanto o vice Geraldo Alckmin administra o País.
Creche ‘da Dilma’ A prefeitura de Teresina (PI) começou a ‘oficializar’ uma invasão de terra na periferia da capital. Lançou o edital para a construção de uma creche na Ocupação Dilma Rousseff, no bairro Chapadinha.
Sobre negros A população negra responde por 40% do PIB brasileiro, porém só 19% dos negros pertencem à classe A/B; 52% à classe C; e 29% à classe D/E. Para comparação entre os que não se declaram negros, a proporção muda: cerca de 42% estão na classe A/B; 45%, na C; e 13%, na D/E. Vale lembrar que mais da metade da população brasileira, cerca de 56%, se declaram negros ou pardos. Ou seja, quase 120 milhões de brasileiros. Os dados são do último estudo ‘Faces do Racismo’, realizado pelo Instituto Locomotiva.
Colaboraram Walmor Parente, Carolina Freitas, Sara Moreira e Izânio Façanha (charge)
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Rede conta com diversas opções, como chocolates, vinhos, espumantes e pescados a preços acessíveis e parcelamento em até 10 vezes sem juros no Vuon Card
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade