keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Nova variante: bebê com carga viral elevadíssima de coronavírus acende alerta

Variante foi identificada a partir do caso do bebê, e ainda não se sabe o quão comum ela é

recem nascido abandonado 2 Visor Notícias
Foto: Ilustrativa

Diagnosticado com uma nova variante do coronavírus que circula nos Estados Unidos, um bebê americano com Covid-19 apresentou uma carga viral 51.418 vezes maior do que o normal em crianças. O pequeno paciente ficou muito doente, mas se recuperou. O caso aconteceu em setembro.

A variante foi identificada a partir do caso do bebê, e ainda não se sabe o quão comum ela é, apenas que tem uma mutação na proteína spike que a torna mais transmissível e facilita a multiplicação do vírus no hospedeiro. Até o momento, foram identificados oito casos de infecção com a mesma variante em crianças.

“Pode ser uma completa coincidência, mas a associação é bastante forte. Se você observa um paciente que tem exponencialmente mais vírus e é uma variante completamente diferente, as duas coisas provavelmente estão relacionadas”, explicou Roberta DeBiasi, chefe do Hospital Nacional de Crianças dos Estados Unidos, ao jornal Washington Post.

Ao fazer o sequenciamento do vírus, os médicos identificaram também que ele estava infectado por uma nova variante, que não havia sido catalogada até então. A hipótese é de que a alta carga viral, associada à presente de uma nova variante (N679S), possa ter sido a responsável pelos sintomas mais severos apresentados pelo recém-nascido.

As evidências encontradas até agora ainda não são suficientes para dizer se a nova variante é mais perigosa ou mais transmissível entre crianças. O virólogo Jeremy Luban, da Universidade de Massachusetts, diz que a alta carga viral encontrada no nariz do bebê pode ter sido causada por vários motivos. “Pode ser por causa da N679S ou simplesmente porque um recém-nascido tem um sistema imunológico mais imaturo, o que permite com que o vírus se espalhe sem controle”, explicou.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Crescer

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Coronavírus

Marina Silva continua internada para tratamento de Covid-19

Ministra deu entrada no hospital no último sábado

Coronavírus

OMS decreta fim da pandemia de Covid-19

Mundo acumulou 765 milhões de casos da doença e 6,9 milhões de mortes em pouco mais de três anos

Coronavírus

Centro de Testagem para Covid-19 de Itajaí terá horário de atendimento ampliado

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas por dia

Coronavírus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o país

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavírus

Balneário Camboriú recebe vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Tonolher Empreendimentos une alta gastronomia a oportunidades no mercado imobiliário

Com foco em experiências personalizadas, empresa alia arquitetura de alto padrão e pratos exclusivos para destacar seus empreendimentos

Segurança

Adolescente de 14 anos morre em acidente entre scooter elétrica e caminhão em Brusque

Jovem estava na garupa da scooter e morreu no local na noite desta sexta-feira (2)