keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Nova tempestade de areia atinge cidades de SP e causa pânico entre moradores; veja vídeos

Fenômeno cria uma "rolo compressor" de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura

1bbnuud3v1p3pwvr9pc08qa6k Visor Notícias

Na tarde de sexta-feira (1), uma nova tempestade de areai atingiu cidades do interior de São Paulo. Cidades como Presidente Prudente, Penápolis e Pereira Barreto presenciaram uma nuvem gigantesca e espessa de poeira tomar conta do céu, chamando a atenção dos moradores locais. A nuvem foi dissipada por uma intensa tempestade na sequência. A tempestade já havia sido registrada em cidades como Ribeirão Preto, Franca e Barretos no último final de semana.

Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, o fenômeno é comum em países da Ásia, onde é conhecido como haboob. Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando um “rolo compressor” de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura.

“Primeiro, vem a nuvem de temporal e tempestade, que gerou a corrente de vento mais horizontal e bagunçou todos esses detritos. Como faz meses que não chove naquela região, tem muita poeira, o solo e a vegetação estão secos, e as queimadas também contribuíram”, explica Estael.

Apesar de Estael explicar que este é um evento natural devido às condições do clima, ela também aponta que ele é mais característico de países da Ásia e não tão comum ao Sudeste do Brasil.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Defesa Civil emite alerta para risco de temporais neste sábado em SC

Chuva intensa, ventos fortes e granizo podem atingir regiões do centro, leste e norte do estado

Tempo

Frente fria traz temporais e frio no fim de semana em SC

Fim de semana terá instabilidade, ventos fortes no litoral e avanço de massa de ar frio

Tempo

Frente fria provoca chuva e rajadas de vento neste sábado em Santa Catarina

Previsão indica pancadas com trovoadas e mar agitado

Tempo

Frente fria provoca chuva e temporais isolados em Santa Catarina

Instabilidade atinge o Oeste e Planaltos nesta sexta (18)

Tempo

Sexta-Feira Santa pode ter temporais isolados com chegada de frente fria a SC

Instabilidade começa no Oeste e avança para outras regiões

Mais notícias

Segurança

Carreta tomba e contêiner mata três ao esmagar carro

Acidente ocorreu na manhã de sábado (19); veículo com vítimas estava parado no acostamento quando foi atingido por contêiner

Segurança

Ladrão furta imagem de Nossa Senhora em plena Sexta-Feira Santa no Vale do Itajaí

O crime ocorreu diante de fiéis que participavam de orações no local