keyboard_backspace

Página Inicial

Infraestrutura

Nova avenida beira-mar e alargamento da orla de Itapema devem melhorar mobilidade urbana

Além dos benefícios para o trânsito, a revitalização da orla incluirá a instalação de ciclovias, estacionamentos, e vias para pedestres

WhatsApp Image 2024 06 17 at 09.39.21 Visor Notícias
Divulgação

O projeto “Operação Urbana Consorciada Meia Praia“, conduzido pela Prefeitura, promete uma ampla requalificação que inclui o alargamento da faixa de areia da Meia Praia e a construção de uma nova avenida à beira-mar, atualmente em fase de licenciamento ambiental. Esta iniciativa visa não apenas revitalizar o balneário, mas também melhorar a mobilidade urbana, conectando a Meia Praia ao centro da cidade.

WhatsApp Image 2024 06 17 at 09.39.24 Visor Notícias
Divulgação

O projeto prevê a criação de uma faixa de rolamento entre as ruas 165 e 321, que facilitará o fluxo de veículos, desafogando as vias principais como a Nereu Ramos e a 2ª Avenida, que hoje concentram grande parte do tráfego. A reorganização das cerca de 50 ruas transversais ao longo dos 5 km da Meia Praia também será fundamental, transformando-as em acessos à orla e melhorando a distribuição do trânsito na região.

Além dos benefícios para o trânsito, a revitalização da orla incluirá a instalação de ciclovias, estacionamentos, e vias para pedestres, além de um sistema integrado de mobilidade e transporte.

A requalificação da praia prevê também a ampliação e fortalecimento do setor de bares, restaurantes, comércio e serviços à beira-mar, o que deve atrair mais investimentos e a instalação de novas operações, impactando diretamente no aumento da procura das salas comerciais de frente para a praia e em uma valorização ainda maior dos empreendimentos imobiliários frente mar.

A transformação da Meia Praia passa ainda pela revitalização da orla, que deve receber novos equipamentos para promover a inclusão, oferecendo opções de lazer, espaços para atividades físicas, áreas de contemplação, esportes, cultura e sociabilidade, além de nova iluminação e acessibilidade.

O programa Operação Urbana Consorciada Meia Praia

O projeto da Prefeitura consiste em uma série de intervenções e novidades que tem por finalidade a requalificação urbana da área, visando especialmente a ampliação da mobilidade urbana, a universalização do acesso à praia e o aumento do espaço de uso comum do povo (faixa de areia), a disponibilização de mais vagas de estacionamento na área de entorno do Píer de Itapema, o aperfeiçoamento do sistema de drenagem urbana, e a qualificação imobiliária dos bairros Meia Praia e Morretes.

Para isso, o programa consiste em ações como a ampliação da faixa de areia da Meia Praia e Morretes (estreito), a abertura de avenida na beira-mar, a requalificação de passeios públicos, travessias de pedestres e ciclovias, e criação de setor turístico especial para fomentar a disponibilidade de vagas de estacionamento. O projeto prevê ainda a melhoria do sistema de drenagem urbana, a partir da implantação de estações elevatórias para inclusão das galerias de drenagem pluvial com acesso à praia na rede coletora de esgoto.

Ainda segundo o programa, disponibilizado no site da Prefeitura, e que passou por consulta pública, as obras serão custeadas por meio de outorgas onerosas. 

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Infraestrutura

Começa obra de nova ponte no Bairro Várzea em Itapema

Estrutura antiga foi comprometida pelas fortes chuvas de janeiro deste ano

Infraestrutura

Ducha com tecnologia que utiliza água do mar é instalada na Praia Central de Balneário Camboriú

O modelo é um projeto-piloto e pode substituir os chuveiros tradicionais da Orla da Praia Central

Infraestrutura

Obras da galeria de macrodrenagem avançam na Praia Central de Balneário Camboriú

O projeto, que tem como objetivo melhorar a drenagem urbana da cidade, já conta com as primeiras peças instaladas na etapa norte da galeria

Infraestrutura

BR-101 é liberada após remoção de rocha no Morro dos Cavalos

Apesar da liberação, o tráfego continua lento, com filas de cerca de 5 quilômetros em ambos os sentidos

Infraestrutura

BR-101 é bloqueada no Morro dos Cavalos para remoção de rocha

Interdição total ocorre em ambos os sentidos em Palhoça na manhã desta terça-feira (29)

Mais notícias

Geral

+Milionária sorteia R$ 75 milhões neste sábado

Apostas para o concurso 247 podem ser feitas até as 19h

Segurança

Homem é preso após perseguição e flagrante com drogas em Bombinhas

Suspeito foi detido após fugir da PM em alta velocidade na noite desta sexta-feira (2)