O projeto “Operação Urbana Consorciada Meia Praia“, conduzido pela Prefeitura, promete uma ampla requalificação que inclui o alargamento da faixa de areia da Meia Praia e a construção de uma nova avenida à beira-mar, atualmente em fase de licenciamento ambiental. Esta iniciativa visa não apenas revitalizar o balneário, mas também melhorar a mobilidade urbana, conectando a Meia Praia ao centro da cidade.
Divulgação
O projeto prevê a criação de uma faixa de rolamento entre as ruas 165 e 321, que facilitará o fluxo de veículos, desafogando as vias principais como a Nereu Ramos e a 2ª Avenida, que hoje concentram grande parte do tráfego. A reorganização das cerca de 50 ruas transversais ao longo dos 5 km da Meia Praia também será fundamental, transformando-as em acessos à orla e melhorando a distribuição do trânsito na região.
Além dos benefícios para o trânsito, a revitalização da orla incluirá a instalação de ciclovias, estacionamentos, e vias para pedestres, além de um sistema integrado de mobilidade e transporte.
A requalificação da praia prevê também a ampliação e fortalecimento do setor de bares, restaurantes, comércio e serviços à beira-mar, o que deve atrair mais investimentos e a instalação de novas operações, impactando diretamente no aumento da procura das salas comerciais de frente para a praia e em uma valorização ainda maior dos empreendimentos imobiliários frente mar.
A transformação da Meia Praia passa ainda pela revitalização da orla, que deve receber novos equipamentos para promover a inclusão, oferecendo opções de lazer, espaços para atividades físicas, áreas de contemplação, esportes, cultura e sociabilidade, além de nova iluminação e acessibilidade.
O programa Operação Urbana Consorciada Meia Praia
O projeto da Prefeitura consiste em uma série de intervenções e novidades que tem por finalidade a requalificação urbana da área, visando especialmente a ampliação da mobilidade urbana, a universalização do acesso à praia e o aumento do espaço de uso comum do povo (faixa de areia), a disponibilização de mais vagas de estacionamento na área de entorno do Píer de Itapema, o aperfeiçoamento do sistema de drenagem urbana, e a qualificação imobiliária dos bairros Meia Praia e Morretes.
Para isso, o programa consiste em ações como a ampliação da faixa de areia da Meia Praia e Morretes (estreito), a abertura de avenida na beira-mar, a requalificação de passeios públicos, travessias de pedestres e ciclovias, e criação de setor turístico especial para fomentar a disponibilidade de vagas de estacionamento. O projeto prevê ainda a melhoria do sistema de drenagem urbana, a partir da implantação de estações elevatórias para inclusão das galerias de drenagem pluvial com acesso à praia na rede coletora de esgoto.
Ainda segundo o programa, disponibilizado no site da Prefeitura, e que passou por consulta pública, as obras serão custeadas por meio de outorgas onerosas.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade