O nível do Guaíba, em Porto Alegre, ultrapassou novamente a marca histórica da enchente de 1941 pela segunda vez desde o início das enchentes. Na manhã desta segunda-feira (13), o nível do lago atingiu 4,91 metros, um aumento significativo de 14 centímetros em apenas quatro horas, conforme medição da Agência Nacional de Águas (ANA).
A chuva intensa tem sido o principal fator contribuinte para o aumento do nível do lago, e a tendência é que ultrapasse os cinco metros. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Porto Alegre enfrenta o mês de maio mais chuvoso desde 1961, com mais de 306 milímetros de chuva desde o início do mês, três vezes mais do que o esperado.
A situação é preocupante em diversas regiões do estado. Em Canoas, a prefeitura pediu a evacuação de vários bairros devido ao risco de novas inundações. Na Região Sul, mais de duas mil pessoas estão desabrigadas em Pelotas e Rio Grande devido ao aumento do nível da Lagoa dos Patos. O Rio Taquari, que deságua no Guaíba, ultrapassou os 26 metros, desalojando cerca de 1,1 mil pessoas em Lajeado e 10 mil em Estrela.
Enquanto isso, na Região da Serra, deslizamentos de terra têm sido uma preocupação em cidades como Caxias do Sul, onde moradores sentiram tremores de terra, e em Gramado, onde uma rua desmoronou e quase 1 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.
A previsão indica que temporais continuarão afetando diversas regiões, com uma breve pausa entre terça e quarta-feira, seguida pelo retorno da chuva na quinta-feira. A tragédia provocada pelos temporais e cheias já deixou 147 mortos, 127 desaparecidos e mais de 619 mil pessoas desabrigadas.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.