Considerada uma das cidades com o desenvolvimento econômico mais consistentes do estado, Navegantes acaba de assumir protagonismo também no campo da sustentabilidade. O município é o primeiro da região da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) a aderir ao pacto “Meu Município pelos ODS”, iniciativa do Governo Federal que incentiva a implementação local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A adesão reforça o posicionamento de Navegantes como referência em gestão pública inovadora e fortalece seu potencial como destino estratégico para investimentos sustentáveis, como os projetos da Vokkan, master desenvolvedora imobiliária que vem revolucionando o mercado catarinense.
Os ODS compõem uma agenda global estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com 17 objetivos e 169 metas voltadas à erradicação da pobreza, à preservação ambiental, à promoção da igualdade e ao desenvolvimento econômico sustentável. Já o pacto “Meu Município pelos ODS” foi lançado em fevereiro deste ano pelo Governo Federal e convida prefeituras de todo o Brasil a assumirem o compromisso de alinhar suas políticas públicas a essa agenda.
Com a adesão, Navegantes passa a integrar um grupo seleto de apenas 50 municípios no país que já firmaram o compromisso – e o terceiro em Santa Catarina, ao lado de Gravatal e Florianópolis. Entre as exigências do pacto estão a criação de um núcleo interno para articular ações voltadas aos ODS, a elaboração de um diagnóstico local, o desenvolvimento de um plano de ação e a publicação periódica de relatórios de acompanhamento.
“A adesão de Navegantes ao pacto pelos ODS sinaliza um avanço importante na consolidação de políticas públicas baseadas em planejamento estratégico, transparência e critérios sustentáveis. Esse tipo de iniciativa fortalece o ambiente institucional, amplia a capacidade de captação de recursos e cria um cenário mais seguro e atrativo para investimentos de médio e longo prazo. Para a Vokkan, que desenvolve projetos com forte alinhamento aos princípios ESG, esse compromisso do município reforça a convicção de que estamos investindo em uma região com alto potencial de valorização e desenvolvimento responsável”, comenta Mônica Volaco, sócia e vice-presidente da Vokkan.
O certificado de adesão foi entregue ao prefeito Liba Fronza na tarde desta segunda-feira (12), no gabinete municipal, pelo Instituto Selo Social, entidade que atua na articulação de políticas públicas sustentáveis. “A aplicação dos compromissos proporciona a Navegantes a oportunidade de avançar ainda mais na gestão eficiente, com reconhecimento nacional e internacional, e na diversificação das formas de captação de recursos e investimentos, se tornando referência e exemplo para outras cidades”, explicou Carina Giunco, diretora-executiva do Instituto.
A AMFRI, da qual Navegantes faz parte, é composta por 11 municípios da região da Foz do Rio Itajaí e representa uma das áreas mais dinâmicas de Santa Catarina em termos econômicos e populacionais. Com essa adesão, Navegantes reafirma seu papel de liderança no desenvolvimento inteligente e sustentável do litoral catarinense.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.