Um mutirão de combate à dengue recolheu 30 toneladas de materiais inservíveis no Bairro da Barra, em Balneário Camboriú, na manhã deste sábado (8). A iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, contou com apoio da Secretaria de Obras, Subprefeitura da Região Sul e Defesa Civil. Além da remoção de objetos que poderiam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, a ação reforçou a conscientização da população sobre a importância da prevenção.
A prefeita Juliana Pavan destacou que a mobilização vai além da limpeza, incentivando a comunidade a manter os cuidados durante todo o ano. A secretária de Saúde, Aline Leal, ressaltou que a dengue é um problema de saúde pública e que ações periódicas são essenciais para reduzir os riscos. “Nosso esforço de hoje terá um impacto positivo e duradouro, e seguiremos com mutirões em outras regiões da cidade”, afirmou.
De acordo com o diretor de Vigilância Ambiental, David Cruz, o Bairro da Barra foi escolhido por apresentar os maiores índices de infestação do mosquito, conforme o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). Até sexta-feira (7), Balneário Camboriú registrava 175 casos prováveis de dengue e 9 confirmações da doença, sendo três autóctones, dois importados e quatro indeterminados. A prefeitura planeja realizar a operação a cada 15 dias em diferentes bairros.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.