keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Municípios poderão decidir quando retornar aulas, transporte e eventos em SC

Cidades poderão começar a decidir retomada dos setores na segunda-feira (1)

A partir da próxima segunda-feira (1), municípios de Santa Catarina poderão decidir sobre a retomada da educação, transporte e eventos. Essa medida foi anunciada pelo governador Carlos Moisés (PSL), durante uma reunião com empresários e prefeitos do Norte do Estado, nesta quarta-feira (27). As atividades, foram suspensas para conter o avanço do coronavírus. Mas, desde que alguns setores retomaram as atividades, há grande expectativa sobre o retorno desses segmentos.

O governo trata essa questão da autonomia das cidades como uma divisão de responsabilidade e um tratamento compatível com as particularidades de cada região e municípios. “Estado entrega uma ferramenta aos municípios para que, como autoridades sanitárias locais, possam fazer o gerenciamento baseados na ciência, em dados. Assim, podemos ter ações desiguais em regiões e situações desiguais no Estado”, salientou.

Moisés também ressaltou que cada região poderá avaliar, de acordo com os números disponibilizados pela base de dados do Estado e disponíveis em ferramenta própria, a flexibilização e retomada dos serviços de transporte, educação e eventos. “Todos esses serviços seguem nessa mesma tomada de decisão, que será feita após avaliação da situação de cada município”, disse. Ele reforçou que cada município tem uma situação particular e, com a descentralização da tomada de decisões, é possível adotar medidas de acordo com a realidade. Apesar disso, o governador destacou ainda que essa autonomia permite o endurecimento de ações de acordo com a escalada dos casos e mortes de cada cidade. O prefeito Udo Döhler afirmou que a flexibilização é essencial e, embora tenha admitido que há subnotificação de casos na cidade, acenou com o retorno das atividades. “A nossa expectativa é de que esses avanços aconteçam nos próximos dias”, disse.

Respiradores para Joinville

A compra de respiradores da WEG pelo Governo do Estado beneficia também Joinville. De acordo com o governador Carlos Moisés e com o prefeito Udo Döhler, a cidade receberá 10 respiradores e, com isso, aumenta também o número de leitos destinados ao tratamento da Covid-19. Outros 10 respiradores serão doados por empresários. Atualmente, destacou o prefeito, a taxa de ocupação das UTIs na cidade é de 43%, o que, para ele, deixa Joinville em uma situação ‘confortável’. “Temos uma reserva generosa”, avaliou. Para o governador, a conta que deve ser feita é baseada na taxa para cada 10 mil habitantes. Moisés explicou que, para o governo, o número ideal é de três leitos de UTI para cada 10 mil habitantes. Hoje, o governo entra 10 novos leitos com respiradores e, com a contrapartida de empresários, o número chega a 20.

 

**Com informações do ND

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mulher dá à luz dentro de ambulância em Itajaí no Dia das Mães

Outro parto de emergência também foi realizado no mesmo dia em município da Grande Florianópolis

Geral

Horóscopo do dia: confira o que os astros revelam para você nesta segunda-feira (12/05)

A semana começa com tensões no ar para a maioria dos signos, que devem lidar com instabilidades emocionais, conflitos interpessoais e cobranças no trabalho

Geral

Projeto de parque de neve indoor é aprovado em audiência pública da Câmara de BC

Empreendimento prevê pista de esqui, resort de luxo e contrapartidas em infraestrutura; proposta segue para votação na Câmara

Geral

Conheça as legislações da Câmara de Itapema voltadas aos direitos das mães

Projetos tratam de saúde, educação, infraestrutura e apoio emocional

Geral

Três apostas de SC ganham mais de R$ 70 mil na Mega-Sena

O prêmio principal acumulou e está estimado em R$ 55 milhões para o próximo sorteio

Mais notícias

Trânsito

BR-101 terá interdições para obras em Balneário Camboriú

Serviços de reparo no pavimento começam na noite desta segunda-feira (12)

Economia

Núcleo de Jovens Empreendedores debate reforma tributária no Feirão do Imposto em Itajaí

A programação prevê ações de conscientização direcionadas ao público em geral, com ênfase em estudantes, consumidores e empreendedores locais