keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Mulheres ocupam 20% das vagas na construção civil em 2024

Esse aumento é significativo em comparação com os anos anteriores, quando o percentual era de 14,6% em 2023 e 12,2% em 2022

WhatsApp Image 2025 03 07 at 12.30.03 Visor Notícias
Foto: SINDUSCON Joinville

A participação feminina na construção civil tem apresentado avanços significativos nos últimos anos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelam que, em 2024, 20,2% das 110.921 novas vagas criadas no setor foram ocupadas por mulheres, um aumento considerável em comparação com anos anteriores, quando esse percentual era de 14,6% em 2023 e 12,2% em 2022.

O crescimento é celebrado pelo SINDUSCON Joinville, que elegeu, pela primeira vez em mais de 75 anos, uma mulher para a presidência do sindicato: Ana Rita Vieira, arquiteta e urbanista.

Ana Rita, que também é empresária no setor, destaca que a modernização dos processos e o desenvolvimento de novos materiais têm facilitado o trabalho no canteiro de obras, permitindo a participação de mulheres. Ela acredita que as mulheres, devido a suas características detalhistas, têm um espaço crescente na construção civil, um setor que, com a industrialização, deixou de ser considerado pesado ou insalubre. Essa transformação é confirmada por dados do Ministério do Trabalho, que mostram o aumento da força de trabalho feminina, passando de 7,8% em 2010 para 10,85% em 2021.

Para incentivar ainda mais a participação feminina, o SINDUSCON Joinville oferece cursos de capacitação no programa “Profissão Construir“. Desde o seu lançamento, 24 mulheres concluíram módulos como Ajudante da Construção Civil, Pedreiro de Alvenaria e Auxiliar de Eletricista. Larissa Ribeiro, de 35 anos, e Gisele Aparecida da Silva, de 59 anos, são exemplos de mulheres que buscam nova oportunidade de trabalho no setor. Ambas, com idades diversas, apostaram na formação para iniciar ou avançar em suas carreiras na construção civil.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Bairro de Itajaí vira aposta do mercado imobiliário

Com metro quadrado médio de R$ 14,8 mil, bairro supera a média do município e se consolida como um dos mais caros do país, segundo a Brain e o FipeZap

Mercado Imobiliário

Imóveis a partir de R$ 27 mil são leiloados em SC e outros 14 estados

Ao todo, são 35 casas e apartamentos disponíveis que chegam a ter até 50% de desconto em relação ao valor de mercado

Mercado Imobiliário

Cidade de SC lidera ranking de aluguel anual mais lucrativo do Brasil

Com rendimento médio anual de 16,6%, cidade da Grande Florianópolis é destaque no ranking MySide 2025 como a mais lucrativa para aluguel de imóveis

Mercado Imobiliário

Neoprime Empreendimentos recebe selo Obra Mais Segura para residencial em Porto Belo

Selo é concedido pelo SESI, que acompanha mensalmente os protocolos de segurança da obra; Confira o vídeo

Mercado Imobiliário

FG Empreendimentos recebe selo internacional de sustentabilidade

Selo reforça o compromisso com a sustentabilidade e a inovação nos projetos

Mais notícias

Economia

Brasil recebe 3,7 milhões de turistas no primeiro trimestre e bate recorde

Dado representa um crescimento de 47,8% em relação ao mesmo período de 2024

Segurança

Câmeras de segurança mostram último trajeto de estudante morta em estacionamento

Imagens mostram a vítima caminhando em direção à sua casa por um percurso que fazia rotineiramente