A participação feminina na construção civil tem apresentado avanços significativos nos últimos anos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelam que, em 2024, 20,2% das 110.921 novas vagas criadas no setor foram ocupadas por mulheres, um aumento considerável em comparação com anos anteriores, quando esse percentual era de 14,6% em 2023 e 12,2% em 2022.
O crescimento é celebrado pelo SINDUSCON Joinville, que elegeu, pela primeira vez em mais de 75 anos, uma mulher para a presidência do sindicato: Ana Rita Vieira, arquiteta e urbanista.
Ana Rita, que também é empresária no setor, destaca que a modernização dos processos e o desenvolvimento de novos materiais têm facilitado o trabalho no canteiro de obras, permitindo a participação de mulheres. Ela acredita que as mulheres, devido a suas características detalhistas, têm um espaço crescente na construção civil, um setor que, com a industrialização, deixou de ser considerado pesado ou insalubre. Essa transformação é confirmada por dados do Ministério do Trabalho, que mostram o aumento da força de trabalho feminina, passando de 7,8% em 2010 para 10,85% em 2021.
Para incentivar ainda mais a participação feminina, o SINDUSCON Joinville oferece cursos de capacitação no programa “Profissão Construir“. Desde o seu lançamento, 24 mulheres concluíram módulos como Ajudante da Construção Civil, Pedreiro de Alvenaria e Auxiliar de Eletricista. Larissa Ribeiro, de 35 anos, e Gisele Aparecida da Silva, de 59 anos, são exemplos de mulheres que buscam nova oportunidade de trabalho no setor. Ambas, com idades diversas, apostaram na formação para iniciar ou avançar em suas carreiras na construção civil.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.