Estado supera médias nacional e regional e registra avanços no rendimento e participação feminina no mercado
Santa Catarina registrou avanço na inserção feminina no mercado de trabalho formal em 2024, com as mulheres ocupando 52,7% das novas vagas, segundo dados do Novo Caged. Em janeiro de 2025, elas preencheram 39,5% dos postos criados, o que representa 9.108 vagas. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), que lançou um informativo especial em alusão ao Mês da Mulher. O desempenho catarinense supera as médias da Região Sul (28,1%) e do Brasil (20,4%).
De acordo com o economista Pietro Aruto, a participação feminina cresceu 18,9% entre 2015 e 2024, com destaque para o setor de Serviços, que empregou 54,5% das mulheres, seguido pela Indústria (23,8%) e Comércio (19,7%). Além disso, dois em cada três empregos gerados para profissionais com ensino superior foram ocupados por mulheres nos últimos 12 meses, evidenciando seu protagonismo em áreas de alta produtividade.
Santa Catarina também apresentou o quarto maior rendimento médio feminino do país, com R$ 3.190, atrás apenas do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. O crescimento salarial entre mulheres no período foi de 21,8%, superando o aumento entre os homens (18%). Para a diretora da Seplan, Larissa Borges, os resultados refletem avanços importantes, mas também reforçam a necessidade de ampliar políticas públicas voltadas à empregabilidade e qualificação das mulheres catarinenses.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.