Santa Catarina tem 78% dos pontos próprios para banho
Relatório do IMA aponta que 187 dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense estão próprios para banho
As temperaturas devem permanecer acima da média durante todo o trimestre
O fenômeno El Niño deve influenciar o Sul do Brasil ao longo do verão, mantendo-se ativo, indicam informações da Defesa Civil de Santa Catarina. Espera-se que janeiro, fevereiro e março tenham chuvas dentro ou abaixo da média, variando conforme as regiões do Estado. As temperaturas, por sua vez, devem permanecer acima da média durante todo o trimestre. À medida que o outono se aproxima, a entrada de frentes frias e massas de ar mais frio é esperada, diminuindo as temperaturas em relação aos meses anteriores.
O meteorologista-chefe da Secretaria, Felipe Theodorovitz, destaca que o El Niño e a La Niña, fenômenos globais, afetam padrões de temperatura e chuvas. O El Niño aquece as águas do Oceano Pacífico Equatorial, modificando a circulação atmosférica. Já a La Niña resfria essas águas, resultando em menor frequência e intensidade de chuvas em Santa Catarina, apesar de não significar a ausência delas, mas sim períodos mais secos.
Nos últimos anos, houve influência da La Niña, gerando estiagem, principalmente no Grande Oeste catarinense, entre 2019 e o início de 2023. Posteriormente, houve um retorno ao padrão neutro no Oceano Pacífico Equatorial, mas a partir de junho e julho de 2023, as águas se aqueceram novamente. No segundo semestre de 2023, a região Sul do Brasil e Santa Catarina começaram a sentir os efeitos, com chuvas volumosas em outubro e novembro, após um período prolongado de seca, como explicado pelo meteorologista.
Fonte: Guararema Nelws
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Alta pressão mantém o tempo estável em Santa Catarina no sábado e domingo
As temperaturas amanhecem amenas, variando entre 8°C e 15°C em boa parte do estado
Temperaturas seguem baixas ao amanhecer, mas sobem à tarde; frente fria se aproxima à noite, mas sem previsão de chuva significativa
Massa de ar seco mantém tempo firme em todo o estado; temperaturas variam entre 2°C e 27°C
Dia será marcado por grande amplitude térmica, com mínimas abaixo de 10°C e máximas de até 27°C no Extremo Oeste
Relatório do IMA aponta que 187 dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense estão próprios para banho