Página Inicial
GeralMPSC mantém vigilância sobre restabelecimento dos serviços públicos e abusos nos preços
Com o fim da greve dos caminhoneiros e a normalização do tráfego no Estado, Comitê de Crise que uniu os três Poderes e órgãos estaduais foi desconstituído. O MPSC, que participou ativamente de todo o processo de negociação, continua monitorando o respeito aos direitos dos cidadãos.
Nesta sexta-feira (1º/6), foi desconstituído o Comitê de Crise criado para o acompanhamento e integração das ações dos três Poderes e órgãos estaduais para a garantia dos direitos dos catarinenses diante da greve dos caminhoneiros. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), além de compor o grupo, foi autor da ação civil pública que possibilitou o desbloqueio das vias públicas e contribuiu, por meio dos Promotores de Justiça nas Comarcas do Interior do Estado, para o diálogo, com a mediação e negociação entre os órgãos de segurança e manifestantes.Na 10ª e última reunião do Comitê de Crise, o Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, destacou o trabalho articulado de todos os segmentos do Estado, de todas as forças públicas, desde o trabalho do Centro Integrado de Gerenciamento de Crise, e o papel do Ministério Público na resolução. “O MPSC cumpriu sua missão constitucional, que é levar a solução em cada região do Estado, mas nunca abdicando da responsabilização de pessoas que tenham eventualmente cometido excessos”, considerou o Chefe do Ministério Público catarinense.
Neis ressaltou a contribuição efetiva das Promotorias de Justiça de várias regiões do Estado, que participaram de inúmeros encontros e reuniões para acompanharem as demandas, em ação coordenada e, ainda, o momento crucial que foi o ajuizamento da Ação civil pública para exigir o desbloqueio das estradas.
“O ingresso da ação judicial se deu quando viu-se que o movimento estaria fugindo dos propósitos iniciais e o direito constitucional de greve da classe que iniciou o movimento estava se sobrepondo aos direitos fundamentais da população. Deferida na hora certa, a liminar auxiliou a resolver os conflitos, quase na totalidade, pacificamente”, completou o Procurador-Geral de Justiça.
O foco do MPSC agora será em diversas frentes, em especial o acompanhamento do integral restabelecimento dos serviços públicos afetados e a contenção de abusos de preços por comerciantes que, se aproveitando do desabastecimento causado pela greve, elevam sem justificativa os valores dos produtos prejudicando os consumidores catarinenses.
Quer receber as notícias em tempo real?
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Sobre o autor:

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Notícias Relacionadas
População de SC recebe alerta simultâneo no celular no maior simulado de desastres do país
Às 9h15, um marco histórico foi registrado: o envio do primeiro Cell Broadcast em nível estadual
Caminhada Itapema Faz Bonito mobilizou a população contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes
Evento foi um ato público de conscientização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Aposta de R$ 6 na +Milionária rende prêmio de R$ 97 mil para apostador da Grande Florianópolis
Ninguém acertou os seis números do concurso, fazendo com que o prêmio acumulasse para o próximo sorteio
Santa Catarina realiza neste domingo o maior simulado de desastres do Brasil
A ação envolve cerca de 250 mil pessoas com atividades como evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastro de famílias, distribuição de ajuda humanitária
Baleia reborn? Simulado de resgate chama atenção em praia de SC
Réplica de baleia-franca em tamanho real foi usada em treinamento e vídeo viraliza nas redes em tom de brincadeira