keyboard_backspace

Página Inicial

Educação

MP que amplia acesso ao Prouni para alunos de escolas privadas vai à sanção

Texto beneficia estudantes que concluíram ensino médio em escolas particulares e sem bolsas de estudo

como funciona o prouni Visor Notícias
Foto: Agência Brasil/ Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou as quatro emendas do Senado à Medida Provisória 1075/21, que muda as regras do Programa Universidade para Todos (Prouni), permitindo a oferta de bolsas pelas faculdades privadas participantes a alunos vindos de escolas particulares sem bolsa.

O relator, deputado Átila Lira (PP-PI), recomendou a aprovação das emendas. A MP seguirá para sanção presidencial.

Isenção de tributos
O Prouni foi criado em 2005 e prevê a oferta de bolsas de estudos para estudantes de graduação em faculdades privadas em troca da isenção de tributos (IRPJ, CSLL e PIS/Cofins).

Atualmente, o público-alvo são estudantes que tenham cursado o ensino médio todo em escola pública ou com bolsa integral em instituição privada. A regra de renda continua a mesma: bolsa integral para quem tem renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo e bolsa parcial para aqueles com renda de até três salários.

Ordem de distribuição
Uma das emendas aprovadas retira a pessoa com deficiência da ordem de classificação para a distribuição das bolsas quando a reserva de vagas por cota for inferior a uma bolsa em curso, turno, local de oferta e instituição.

Segundo o relator, a redação anterior dada pela Câmara daria a entender que, na hipótese de não ter sido garantida uma bolsa de estudos a pessoa com deficiência, todos os estudantes nessa situação teriam prioridade na sequência de classificação geral.

Para evitar isso, ao mesmo tempo a emenda cria dispositivo para garantir, no mínimo, uma bolsa de estudo para cada subgrupo (pardos, indígenas, pessoas com deficiência), ainda que o percentual calculado seja inferior a um inteiro.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Educação

Alunos da oficina de língua italiana da Secretaria da Pessoa Idosa de BC irão viajar para a Itália

O grupo participará de atividades culturais e educacionais na cidade de Castelraimondo, sede da escola Scuola di Campus Magnolie

Educação

Santa Catarina amplia ações de educação ambiental nas escolas

Projeto buscar alcançar 67 mil alunos com ações educativas para preservar água, mar e combater a poluição

Educação

Inscrições para o Universidade Gratuita terminam na próxima quarta-feira

Programa oferece auxílio financeiro a estudantes de instituições comunitárias de SC

Educação

Estudantes já podem pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Solicitações devem ser feitas até 25 de abril na Página do Participante

Educação

SC abre 4,7 mil novas vagas em cursos do programa Catarinense Técnico

Programa atende estudantes do ensino médio da rede estadual

Mais notícias

Tempo

Chuva intensa alaga ruas e surpreende moradores de Joinville

Previsão era de até 20 mm, mas cidade registrou 85 mm em uma hora; Defesa Civil atendeu queda de muro e alerta para risco em áreas alagadas

Segurança

Homem é preso após furtar fios de obra e tentar fugir em Porto Belo

Suspeito abandonou o material e correu por 600 metros ao ver a polícia; furto foi registrado por câmeras de segurança no local da construção