keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Ministério da Saúde investiga primeiro caso de morte suspeita por Febre Oropouche em SC

Até o dia 16 de julho deste ano, o estado registrou um total de 141 casos confirmados da doença

WhatsApp Image 2024 07 22 at 13.16.30 Visor Notícias
Foto: divulgação

O Ministério da Saúde está atualmente investigando o que pode ser a primeira morte causada pela Febre Oropouche em Santa Catarina. A confirmação veio nesta segunda-feira (22), após questionamentos feitos pelo NSC Total.

A vítima, cujos detalhes específicos como identidade e cidade não foram liberados, está entre os primeiros casos suspeitos de morte pela doença no Brasil, que inclui ainda outras três investigações nos estados da Bahia e Maranhão.

A Febre Oropouche, causada pelo arbovírus Orthobunyavirus oropoucheense, é transmitida pelo mosquito Culicoides paraenses, popularmente conhecido como maruim. Em Santa Catarina, o total de casos confirmados de Febre Oropouche chegou a 141 até o dia 16 de julho, sendo que somente no município de Luiz Alves, localizado no Vale do Itajaí, foram registrados 65 casos.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) informou que ainda não possui detalhes adicionais sobre a investigação deste óbito. Mais informações sobre a conclusão dos exames, que confirmarão a causa da morte, serão divulgadas em breve.

Este é o primeiro relato de uma morte investigada por Febre Oropouche no estado, o que acende um alerta para a necessidade de vigilância e prevenção contra este vírus ainda pouco conhecido pela população. A doença é caracterizada por sintomas como febre, dor de cabeça, dor nas articulações e vômito, podendo ser confundida com outras doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue.

Mais de 140 casos de Febre Oropouche

Pela primeira vez na história, Santa Catarina registra um surto significativo de Febre Oropouche, com 141 casos confirmados desde abril até 16 de julho deste ano. Segundo informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), a maior concentração de casos está no município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, onde foram confirmados 65 casos. Outros 35 casos foram registrados em Botuverá, na mesma região, com incidências também em mais 12 cidades catarinenses.

O Ministério da Saúde, em nota técnica divulgada em 12 de julho, já havia alertado para o aumento de casos da doença no Brasil. Em Santa Catarina, João Augusto Brancher Fuck, diretor da DIVE, enfatiza que a rápida identificação dos casos em Botuverá contribuiu para a sensibilização regional sobre a doença. Ele ressalta que a presença do mosquito maruim, vetor da Febre Oropouche, é abundante na região, o que exige medidas de prevenção eficazes para evitar a proliferação do inseto.

Veja as cidades com casos confirmados:
Antônio Carlos – 2 casos
Benedito Novo – 1 caso
Blumenau – 9 casos
Botuverá – 35 casos
Brusque – 7 casos
Corupá – 3 casos
Guabiruba – 1 caso
Guaramirim – 1 caso
Ilhota – 5 casos
Jaraguá do Sul – 1 caso
Luiz Alves – 65 casos
São Martinho – 1 caso
Schroeder – 7 casos
Tijucas – 2

Sintomas e tratamento

Além das recomendações de cuidados individuais para evitar a picada do mosquito, como a limpeza de áreas que possam acumular lixo e folhas, a DIVE reforça que não existe tratamento específico para a Febre Oropouche. Os sintomas, que incluem dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações, são semelhantes aos de outras arboviroses como dengue e chikungunya. Pacientes diagnosticados são aconselhados a manter repouso e acompanhamento médico através da rede de saúde municipal.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Governo do RS declara emergência sanitária após foco de gripe aviária em granja

O decreto tem validade de 60 dias e abrange 12 municípios do estado

Saúde

Veja os riscos da hipertensão precoce e como proteger a saúde

O cuidado com o estilo de vida é um fator crucial para evitar o desenvolvimento da hipertensão

Saúde

10 mitos e verdades sobre a pressão alta

Veja como alguns cuidados são essenciais para controlar a doença e prevenir complicações

Saúde

5 erros para não cometer ao começar a praticar corrida

Veja como alguns cuidados ajudam a evitar lesões e melhoram o seu desempenho

Saúde

4 dicas para incluir a proteína de soja na alimentação

Veja os benefícios da PTS para a saúde e como utilizá-lo em receitas

Mais notícias

Segurança

Adolescente e idosa morrem em grave acidente com ônibus na BR-470

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o jovem dirigia um Volkswagen Gol que bateu de frente com o outro veículo