O Ministério da Saúde autorizou a ampliação da faixa etária para aplicação da vacina contra a dengue em doses próximas ao vencimento. A nova estratégia, publicada nesta sexta-feira (14) em nota técnica, permite o remanejamento dos imunizantes para municípios ainda não contemplados pela vacinação ou sua aplicação em pessoas de 6 a 16 anos quando faltarem dois meses para o vencimento. Se a validade estiver a um mês do prazo, a vacina poderá ser aplicada em pessoas de 4 a 59 anos.
Atualmente, a vacinação pelo SUS é destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, em municípios prioritários conforme o cenário epidemiológico. Segundo o ministério, a ampliação visa evitar desperdícios e garantir maior cobertura vacinal. Estados e municípios deverão informar a pasta sobre a implementação da nova medida, registrando todas as doses na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) para garantir a segunda dose e o acompanhamento do esquema vacinal.
Em 2024, o Brasil recebeu 6,5 milhões de doses da vacina, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. O Ministério da Saúde alerta que cerca de 1,3 milhão de adolescentes que iniciaram a imunização não retornaram para a segunda dose. Para contornar essa situação, a pasta recomenda intensificar a busca ativa por quem ainda não completou o esquema vacinal. Atualmente, a vacinação já alcança 1.921 municípios em todo o país.
Fonte: Agência Brasil
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.