Fenômeno conhecido como “downburst” atingiu Itapiranga nesta sexta (9), destelhou casas, derrubou árvores e causou destruição
Uma microexplosão, também conhecida como downburst, foi registrada no início da tarde desta sexta-feira (9) em Itapiranga, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. O fenômeno provocou ventos lineares entre 80 e 100 km/h, causando destelhamentos, queda de árvores e destruição de várias estruturas na área urbana e rural do município.
O downburst é um fenômeno meteorológico caracterizado por uma coluna de ar que desce em alta velocidade da base de uma nuvem de tempestade. Ao atingir o solo, os ventos se espalham de forma radial, cobrindo uma área inferior a 6 km² e durando de 3 a 7 minutos. O evento costuma ocorrer em tempestades severas e é marcado por alta energia cinética.
Além da microexplosão, também foram registrados ventos intensos associados a uma frente de rajada — corrente de ar forte que marca o encontro entre massas de ar frio e quente. Cidades da região do Grande Oeste também relataram vendavais com danos estruturais, exigindo atuação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.