Fenômeno La Niña fraco e padrões de frio semelhantes aos de 2024 marcarão o próximo ano
O ano de 2025 será marcado por períodos de clima seco e temperaturas bem definidas em Santa Catarina. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a característica La Niña, que consiste no resfriamento das águas do Oceano Pacífico, continuará presente até o primeiro semestre, mas em uma intensidade fraca. Isso garantirá um verão dentro da normalidade, com algumas ondas de calor e menos chuvas nos primeiros meses do ano.
A previsão é de que janeiro, fevereiro e março sejam mais secos, favorecendo a agricultura em parte do estado. Já a partir de abril, as chuvas deverão ganhar força, especialmente em maio e junho, quando puderem atingir volumes acima da média.
O inverno de 2025 deve seguir o padrão do ano anterior, com ondas de frio intensas, e até possibilidade de neve em áreas de altitude. Scheuer também alerta para períodos pontuais de calor durante a estação. Já no final do ano, as características do El Niño podem voltar a se configurar, alterando as condições climáticas para 2026. As informações são do ND.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.