Santa Catarina deve registrar temperaturas acima da média durante o mês de junho, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, as chuvas devem ficar abaixo do esperado, especialmente no Oeste do Estado.
De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão é de que chova entre 110 e 170 milímetros nas regiões Oeste e Meio Oeste, e entre 70 e 130 milímetros do Planalto ao Litoral. Essa quantidade está abaixo da média histórica para o período, indicando um junho mais seco que o habitual.
Nos próximos meses, a ocorrência de ciclones extratropicais próximos ao litoral catarinense deve ser mais frequente. Esses fenômenos climáticos representam perigo para embarcações, devido aos ventos fortes e ao mar agitado, que podem resultar em ressacas.
Embora a previsão aponte para temperaturas acima da média, isso não significa necessariamente que fará calor. O inverno, que começa no dia 21 de junho, ainda deve ser frio, como é típico da estação. Mapas do Inmet mostram que, em boa parte do Estado, as temperaturas podem ser entre 0,5°C e 1°C mais altas que a média dos últimos anos. Mesmo assim, devem permanecer abaixo dos 20ºC, chegando a menos de 14ºC em áreas mais elevadas.
Mudanças nos fenômenos climáticos
A temperatura da superfície do mar está atingindo a neutralidade, indicando o fim do El Niño, conforme a previsão para maio. Com o decorrer do inverno, o fenômeno La Niña começará a se formar. A expectativa é que La Niña se estabeleça em julho deste ano. Este fenômeno ocorre quando as águas do Pacífico esfriam, ao contrário do El Niño, que aquece a superfície do mar. La Niña traz consigo maior possibilidade de estiagem e frio para o Sul do país, impactos que devem ser sentidos já no final do inverno e início da primavera.
A previsão climática para Santa Catarina em junho aponta para um mês com temperaturas levemente acima da média e precipitações abaixo do normal, com atenção especial para a possibilidade de ciclones extratropicais. A transição entre os fenômenos El Niño e La Niña também deve influenciar o clima no Estado nos próximos meses.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.