keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Médico é condenado a 44 anos por vender óleo de canabidiol que causava alucinações

A substância era adquirida de um traficante local; caso ocorreu em Joinville

oleo de canabidiol Visor Notícias
Foto: MPSC/Reprodução

No desdobramento da Operação Venefica, um médico em Joinville foi condenado por comercializar óleo de canabidiol obtido de forma ilegal, que estava causando efeitos adversos graves, incluindo alucinações, em pacientes. A substância, vendida irregularmente, era inclusive adquirida de um traficante local.

O profissional, oferecia o óleo em sua clínica de emagrecimento, muitas vezes para pessoas que nem sequer eram seus pacientes. De acordo com a promotora de Justiça Elaine Rita Auerbach, um paciente relatou experiências de alucinações intensas após o uso do produto, sugerindo que o THC (tetra-hidrocarbinol) presente era superior ao limite legal de 2% permitido para efeitos medicinais.

A Anvisa regula rigorosamente a importação e distribuição de canabidiol, exigindo testes frequentes para garantir que o THC, componente psicoativo da cannabis, mantenha-se em níveis que não provoquem efeitos psicoativos. No caso em questão, a falta de controle e a origem duvidosa do canabidiol contribuíram para a venda de um produto potencialmente perigoso.

As investigações revelaram que o óleo era produzido localmente de forma clandestina, sem qualquer conformidade com as regulamentações sanitárias ou de segurança. “É uma pessoa que pega, planta a maconha, processa e faz do jeito que quiser, mistura e a gente não sabe nem o que tem aqui dentro”, comentou a promotora Auerbach sobre o fornecedor do óleo.

Além do canabidiol, a operação policial apreendeu anabolizantes e confiscou a lista de clientes que adquiriram tais substâncias. O médico, além de enfrentar acusações por violar as normas de segurança de medicamentos, também foi condenado por tráfico de drogas devido à natureza ilegal de suas atividades com o canabidiol.

A pena imposta ao médico foi de 38 anos, um mês e 15 dias de reclusão em regime fechado, e mais seis anos em regime semiaberto por fraude ao consumidor.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Homem vai na casa da ex e mata atual companheiro dela

Suspeito está foragido; caso ocorreu em Blumenau

Segurança

Quadrilha especializada em roubos de Rolex é presa em BC

PM recupera relógio de luxo e impede novo crime; os criminosos estavam hospedados em um hotel

Segurança

Massagista é preso por violação sexual no Oeste de SC

Suspeito já tinha condenação por crime sexual

Mais notícias

Segurança

Homem vai na casa da ex e mata atual companheiro dela

Suspeito está foragido; caso ocorreu em Blumenau

Segurança

Quadrilha especializada em roubos de Rolex é presa em BC

PM recupera relógio de luxo e impede novo crime; os criminosos estavam hospedados em um hotel