keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Marinha do Brasil avisa que ciclone poderá ganhar força nas próximas horas e evoluir para tempestade ‘Subtropical’

Tempestade subtropical Akará será o primeiro ciclone na costa do Brasil a ser nomeado em quase dois anos

Ciclne akara Visor Notícias
Foto: Divulgação/MetSul

A Defesa Civil de Santa Catarina e Marinha emitiram na manhã deste sábado (17) uma atualizaçaõ sobre o ciclone que está em direação à Santa Catarina. Na sexta-feira (16), a Marinha do Brasil identificou a formação de uma depressão subtropical na costa do estado do Rio de Janeiro. A atualização, às 11h40 deste sábado (17), já apresentava que este sistema se posiciona, em alto mar, entre a costa do Litoral de São Paulo e do Paraná.

Ao longo do dia, a perspectiva indicada pela Marinha do Brasil, é de que a depressão ganhe força evoluindo para uma tempestade subtropical, conforme se desloca para a costa do Sul do Brasil, com seu centro posicionado em alto mar.

Com a previsão se confirmando, este sistema será nomeado de Akará até o final do dia. Ainda, as projeções indicam a intensificação deste sistema no domingo (18) e, por isso, há possibilidade de evolução para tempestade tropical (que se localizará em alto mar), nos próximos dias.

As atualizações das previsões seguem indicando que este ciclone se desloca em direção ao Sul, se localizando na latitude de Santa Catarina entre domingo (18) e segunda-feira (19), mas com seu centro posicionado distante, em alto mar.

Além disso, o impacto mais significativo é esperado também em alto mar, onde há expectativa de ondas entre 4,0 m e 5,0 m de altura, aumentando o risco para navegação e pesca. Já nas proximidades do litoral catarinense — entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis — as ondulações de direção sudeste devem variar entre 1,5 e 2,0 m próximo do litoral, atingindo picos de no máximo 2,5 m de altura.

Nestas mesmas regiões os ventos sopram com intensidade moderada, com valores médios entre 20 km/h e 30 km/h, e rajadas que podem chegar aos 60 km/h. Sendo assim, nestas áreas, há risco localizado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Conforme a nota da Defesa Civil, as equipes estão monitorando o sistema, e as previsões podem sofrer alterações, portanto, é de extrema importância o acompanhamento diário das atualizações das previsões, notas, Avisos e Alertas emitidos pela SDC, EPAGRI e pelos órgãos oficiais de Meteorologia e Oceanografia, como o Instituto Nacional de Meteorologia e a Marinha do Brasil.

O que caracteriza um Ciclone Subtropical

Os Ciclones Extratropicais são os mais comuns no sul do Brasil, sendo observados ao longo de todo o ano, mas principalmente durante o inverno. Associado a eles temos a presença de frentes frias e quentes, sistemas meteorológicos que têm papel importante na distribuição de chuvas e nas características do clima.

Por outro lado, a formação de Ciclones Subtropicais e Tropicais é atípica na região, pois são formados a partir de outros mecanismos, necessitando de temperaturas da superfície do mar mais elevadas, por conta disso, são observados majoritariamente nos meses mais quentes do ano. 

Outra diferença essencial é sua estrutura, os Ciclones Extratropicais são assimétricos verticalmente, enquanto os Subtropicais e Tropicais são simétricos. Em uma simplificação, pode-se dizer que os Ciclones Extratropicais são inclinados, e os Subtropicais e Tropicais são alinhados verticalmente. Essa característica fica nítida nas imagens de satélite, em especial nos ciclones tropicais, sendo possível observar um “olho” no núcleo do sistema.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)

Tempo

VÍDEO: Alerta para risco de alagamentos em São João Batista

Segundo a DEfesa Civil, nível do Rio Tijucas atingiu 5,32 metros às 19h deste sábado (18)

Tempo

VÍDEO: Enchente bloqueia ruas de Presidente Getúlio

As chuvas intensas que caíram sobre a região nas últimas horas resultaram em alagamentos

Tempo

Rio Itajaí-Mirim transborda e pode passar de seis metros em Brusque, adverte Defesa Civil

Previsão preocupa moradores por conta da previsão de ainda mais chuvas em SC

Mais notícias

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)