Uma mancha de óleo com cerca de 10 quilômetros de extensão se espalhou pelo rio Caeté, em Bragança, após o tombamento de uma embarcação pesqueira na segunda-feira (5). O óleo, que vazou de um tanque com aproximadamente 20 mil litros de diesel, preocupa moradores da região e ameaça uma reserva extrativista com espécies marinhas sensíveis.
Na terça-feira (6), um gabinete de crise foi montado com participação da Secretaria de Meio Ambiente de Bragança, governo estadual, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e ICMBio. Até o momento, não há estimativa da quantidade exata de óleo vazado nem prazo para o início da retirada do combustível das áreas afetadas.
Enquanto aguardam a contratação de uma empresa especializada, órgãos públicos iniciaram ações emergenciais, como o uso de esponjas de contenção. O óleo já chegou à região da Vila Bacuriteua, a cerca de 10 quilômetros do local do acidente. O rio Caeté deságua no Oceano Atlântico, ampliando a preocupação com os impactos ambientais.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.