keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Mais de 60 pinguins são encontrados mortos em praia de Bombinhas

"Síndrome do pinguim encalhado" é a principal suspeita da causa da morte

pinguins mortos em Bombinhas 944x531 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (10) mais de 60 pinguins, em sua maioria em avançado estado de decomposição, foram encontrados mortos na areia da praia de Bombinhas, localizada na região do litoral Centro-Norte de Santa Catarina. O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) está investigando a causa, mas acredita-se que a chamada “síndrome do pinguim encalhado”, ocasionada por desidratação, desnutrição e hipotermia, seja a principal suspeita.

Estes pinguins-de-Magalhães, resgatados pela Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, são conhecidos por sua longa migração desde a Patagônia Argentina até a costa brasileira durante os meses de inverno, em busca de alimento. Este processo de migração exaustivo frequentemente os torna suscetíveis à mencionada síndrome, levando muitos a não resistir.

Contudo, a confirmação da causa das mortes ainda está pendente. A equipe da Univali destaca que devido a um plano de contingência para a gripe aviária, as aves encontradas mortas não podem passar por necropsia. O protocolo estabelecido requer que os pinguins sejam enterrados nas praias. No entanto, dada a quantidade significativa encontrada em Bombinhas, foi necessário buscar assistência da prefeitura para a remoção adequada dos animais.

A equipe do PMP-BS ressalta que há orientações específicas para quem se depara com pinguins – vivos ou mortos – nas praias:

  1. Evite aproximações desnecessárias – a presença humana pode ser percebida como ameaça, causando estresse adicional ao animal.
  2. Não interaja fisicamente com o animal, sejam eles vivos ou mortos, e nunca tente devolvê-los ao mar.
  3. Não tente alimentar qualquer pinguim encontrado.
  4. Em caso de avistamento, o PMP-BS pode ser contatado pelo telefone 0800 642 3341.

A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos está localizada em Penha, e pede compreensão pelo tempo de resposta devido ao trânsito e à logística.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC Total

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Carreta derrama corante em córrego e tinge patos e gansos de azul

Produto químico escorreu após colisão com poste; aves foram resgatadas e córrego monitorado por risco ambiental

Animal

Serpente exótica é encontrada em garagem em Itajaí

Animal foi identificado como espécie norte-americana e levado ao zoológico de Balneário Camboriú

Animal

Briga de marmotas causa engarrafamento na China

Conflito entre animais interrompeu o trânsito e viralizou nas redes; veja o vídeo

Animal

Conheça as curiosidades das mamães do reino animal presentes no Oceanic Aquarium

No Dia das Mães, Oceanic Aquarium destaca os incríveis instintos maternos de pinguins, tubarões, polvos e outras espécies

Animal, Segurança

Cobra de 2 metros é encontrada em estacionamento de faculdade

Após o resgate, o animal foi devolvido ao seu habitat natural, em uma área de preservação ambiental adequada para a espécie

Mais notícias

Segurança

Homem que obrigava crianças a mandar fotos íntimas nas redes sociais é preso

Suspeito já havia sido condenado por vender pornografia infantil, mas após cumprir parte da pena e ser liberado pela Justiça, ele voltou a cometer crimes

Segurança

GAECO apura participação de policiais militares em esquema de corrupção na fronteira entre SC e PR

Onze mandados de busca e apreensão, oito de busca pessoal e dois de prisão temporária foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (15)