Página Inicial
GeralMais de 60 cidades decretam situação de emergência em SC por causa da estiagem
Governo do Estado iniciou Operação Estiagem para dar suporte aos municípios
Na terça-feira (12), teve início a Operação Estiagem, para o enfrentamento dos efeitos da falta de chuva em Santa Catarina. A ação deve auxiliar mais de 60 municípios em situação de emergência por causa da seca. O Grupo de Ações Coordenadas (Grac) vai dar suporte ao Comitê de Recursos Hídricos, para avaliar e apontar a destinação de recursos e definir ações de combate. A primeira reunião ocorreu nesta quarta (13). Além das secretarias do governo, integram o grupo representantes da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Defesa Civil.
Entre as ações estão a distribuição de água para as localidades afetadas com o fornecimento de reservatórios e apoio na elaboração de planos de trabalho para a utilização de caminhões-pipa. Pelo menos 14 cidades do Vale do Itajaí estão realizando ações de conscientização e algumas até adotando medidas mais severas, como rodízio de abastecimento e proibição do uso de água potável para lavar o carro, fazer a limpeza de muros e calçadas. É o caso de Brusque, em que a recomendação se transformou em decreto de situação de alerta para o abastecimento. A decisão foi divulgada na terça (12).
Atualmente o nível do Rio Itajaí-Mirim, que corta o centro da cidade, está com o nível de aproximadamente 70 centímetros. A situação é considerada grave e exige cautela. Em Indaial, para economizar água, os caminhões-pipa não vão mais molhar as ruas de terra a partir desta quarta. Em Gaspar, o abastecimento no bairro Bateias é interrompido durante a madrugada para permitir a chegada de água durante o dia, além de ser uma tentativa de aumentar o nível do reservatório.
O cenário em Apiúna é mais crítico no interior. Por isso, a prefeitura disponibilizou um caminhão-pipa para atender as comunidades. Tanto lá, quanto em Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Botuverá, Guabiruba, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, a recomendação para prevenir a falta de água é fazer o uso consciente. Também enfrenta problemas o município de Penha, no Litoral Norte. A Companhia Águas de Penha está fazendo rodízio de abastecimento entre os bairros.
Com informações G1
Quer receber as notícias em tempo real?
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Sobre o autor:

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Notícias Relacionadas
Projeto de parque de neve indoor é aprovado em audiência pública da Câmara de BC
Empreendimento prevê pista de esqui, resort de luxo e contrapartidas em infraestrutura; proposta segue para votação na Câmara
Conheça as legislações da Câmara de Itapema voltadas aos direitos das mães
Projetos tratam de saúde, educação, infraestrutura e apoio emocional
Três apostas de SC ganham mais de R$ 70 mil na Mega-Sena
O prêmio principal acumulou e está estimado em R$ 55 milhões para o próximo sorteio
Nubank pode mudar de nome? Regra do Banco Central pode afetar marcas de fintechs no Brasil
Intenção é evitar que o consumidor confunda o escopo de atuação de diferentes instituições
Pescadores são resgatados após passarem a noite em ilha; confira o vídeo
Dupla ficou à deriva por cinco horas e nadou até ilha após embarcação virar
Mais notícias
-
4 ferramentas que ajudam a localizar animais perdidos
-
Veja como cuidar dos cabelos após os 40 anos
-
Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 12/05/2025
-
Segunda-feira será de frio ao amanhecer e sol em SC
-
Projeto de parque de neve indoor é aprovado em audiência pública da Câmara de BC