Santa Catarina registra uma fila de espera com 404 pessoas aguardando um transplante de córnea, conforme informações divulgadas nesta terça-feira (3) pela Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVE). Até o momento, o estado alcançou a realização de 428 transplantes de córnea em 2024, com um tempo médio de espera de 6,1 meses para o procedimento. A espera pode variar conforme a gravidade e situação clínica de cada paciente, priorizando aqueles em condições mais críticas.
O processo de transplante no estado é apoiado por uma rede composta por 65 instituições hospitalares doadoras, com os procedimentos distribuídos em 28 centros de saúde especializados. Estes estabelecimentos estão localizados em cidades como Florianópolis, São José, Blumenau, Balneário Camboriú, e outras, mantendo Santa Catarina como referência em transplantes de córnea. No último ano, foram realizadas 1.713 cirurgias de transplante de córnea, contribuindo para um total de mais de 22 mil transplantes realizados em duas décadas.
A nível nacional, o número de pacientes aguardando por um transplante de córnea quase triplicou nos últimos dez anos, alcançando 28.937 pessoas em junho de 2024, conforme a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). A pandemia da Covid-19 teve um impacto significativo nesses números, especialmente em 2020, evidenciando a necessidade de ampliar as doações e procedimentos para atender à crescente demanda.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.