keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Mais de 4 mil doses de vacina foram aplicadas em Itajaí

Mobilização contra a poliomielite e multivacinação ocorreu em 23 unidades de saúde do Município de Itajaí

127807 Visor Notícias
Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação

Vinte e três unidades básicas de saúde abriram neste sábado (20) para o Dia D de vacinação contra a poliomielite e multivacinação. Ao todo, 3.892 doses foram aplicadas na população em nove horas de ação. Quem não conseguiu levar os filhos neste sábado, tem até 9 de setembro, que é quando encerra a campanha deste ano.

“Os pais e responsáveis devem levar as crianças para receberem a dose da vacina contra a Poliomielite, destinada para crianças menores de 5 anos de idade. Todas as crianças dessa faixa etária devem ser imunizadas, desde que tenham as 3 doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico de vacinação”, ressaltou a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

Ivanete Prestes já aproveitou o sábado (20), para levar o filho Thomas, de 4 anos para atualizar a caderneta de vacinação. O pequeno tomou três vacinas e mais a gotinha contra a paralisia infantil. “Muito importante vacinar os nossos filhos. Sempre fico ligada nas campanhas e o dia D é muito interessante, principalmente para os pais que trabalham. Sem contar que vacinando as crianças num sábado, poderemos acompanhá-los de perto no fim de semana, casa haja algum tipo de reação”, enfatizou.

Das 3.892 vacinas aplicadas neste sábado, 1.175 doses foram contra a poliomielite e as demais da multivacinação, entre elas a da Gripe Influenza, Febre Amarela, Tríplice Viral, HPV, Hepatite, Covid-19, entre outras.

A poliomielite
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Contudo, a doença, também chamada de pólio ou paralisia infantil, corre grande risco de ser reintroduzida no país. A avaliação é da FioCruz e os motivos para o alerta são vários. O principal deles é a baixa cobertura vacinal. Apesar da gravidade das sequelas provocadas pela pólio, o Brasil não cumpre, desde 2015, a meta de 95% do público-alvo vacinado, patamar necessário para que a população seja considerada protegida contra a doença.

O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Brasil confirma primeiro caso de sarampo em 2025

Paciente contraiu o vírus no exterior; Ministério da Saúde reforça importância da vacinação

Saúde

Bebês da UTI Neonatal do Hospital Jaraguá ganham trajes de Páscoa

Ação busca levar acolhimento às famílias de recém-nascidos

Saúde

Florianópolis tem novo ponto de vacinação no Centro

Local também oferece horários estendidos e campanhas aos sábados

Saúde

Anvisa obriga entrega de receita para Ozempic e outras canetas emagrecedoras

Medida afeta remédios como Ozempic e Wegovy; decisão entra em vigor 60 dias após publicação no Diário Oficial e visa coibir uso indiscriminado

Saúde

Mãe faz vaquinha para vacina de filho após transplante de medula

João Henrique, de 8 anos, venceu um transplante de medula e precisa da vacina Meningo B, não fornecida pelo SUS, para voltar à escola e à rotina

Mais notícias

Astrologia, Edicase

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 21/04/2025

Nesta segunda, os astros influenciarão áreas como finanças, relações familiares, rotina e autoconhecimento. Será um dia de ajustes, iniciativas e enfrentamento de conflitos — que poderão surgir em diferentes esferas. Acompanhe abaixo as previsões do […]

animais de estimação, cachorro, Edicase, Pets

6 alimentos de Páscoa tóxicos para animais de estimação

Na Páscoa, nada mais comum que nos entregarmos às delícias culinárias que marcam essa época festiva. No entanto, enquanto humanos desfrutam dos prazeres do chocolate e outros quitutes, nossos queridos animais de estimação podem enfrentar […]