Governo federal notificou cerca de 150 países sobre o caso confirmado, seguindo protocolos internacionais de controle sanitário
As exportações de carne de aves e subprodutos do Brasil estão temporariamente suspensas para o Uruguai, Chile, China, Argentina e União Europeia após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. O caso foi registrado na última sexta-feira (16), no município de Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a granja foi isolada, as aves eliminadas e uma investigação sanitária será realizada no entorno da área afetada. O governo federal notificou cerca de 150 países sobre o caso confirmado, seguindo protocolos internacionais de controle sanitário.
A China, um dos principais compradores da carne de frango brasileira, suspendeu imediatamente os embarques, conforme previsto em acordos bilaterais. A União Europeia, que inclui países como Alemanha, França, Portugal e Espanha, também pausou temporariamente a certificação de importações. Segundo o Ministério, as suspensões são regionais e temporárias, podendo se restringir apenas ao estado do Rio Grande do Sul.
Além dos países que já anunciaram restrições, outras nações como Coreia do Sul, México e Rússia podem adotar medidas semelhantes.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.