keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Mais de 1,3 milhão já pediram reembolso por descontos indevidos no INSS

Descontos de entidades associativas são alvo de investigação; INSS alerta sobre golpes e orienta uso do app Meu INSS

inss Visor Notícias
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Mais de 1,3 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já solicitaram reembolso por descontos não autorizados realizados por entidades associativas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo próprio INSS e se referem a pedidos feitos até as 17h.

Desde o início do serviço, na última terça-feira (13), 1.345.817 segurados abriram processos administrativos para contestar os descontos. No total, 1.370.635 pessoas buscaram informações sobre os débitos, sendo que apenas 24.818 confirmaram ter autorizado as cobranças.

O volume de acessos à plataforma Meu INSS já ultrapassou 34,9 milhões, com quase 6 milhões de usuários consultando os descontos e mais de 2,8 milhões declarando não terem sofrido nenhuma cobrança.

Sistema permite consulta e reembolso

O novo sistema, disponível no aplicativo Meu INSS e também pelo telefone 135, permite que o segurado consulte os valores descontados nos últimos anos e verifique se foram autorizados. Caso contrário, o beneficiário pode abrir um pedido de reembolso.

Ao todo, 41 entidades associativas estão sendo contestadas, abrangendo todas que tinham credenciamento com o INSS para realizar descontos diretamente nos benefícios. O processo também envolve uma notificação a cerca de 9 milhões de segurados.

Entidades terão de comprovar autorização

As associações que tiverem descontos questionados terão 15 dias úteis para apresentar documentação individual que comprove a autorização do segurado ou, então, devolver os valores cobrados indevidamente. Os reembolsos serão direcionados ao Tesouro Nacional e, posteriormente, repassados aos segurados prejudicados.

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal investigam a atuação de organizações criminosas que, segundo apurações, vinham associando aposentados e pensionistas de forma irregular a essas entidades para aplicar os descontos.

Cuidado com golpes

O INSS alerta que não realiza contatos por telefone, e-mail, SMS ou WhatsApp para tratar do assunto. Todos os avisos aos segurados são feitos exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou pelos canais oficiais da autarquia.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Empreendedorismo, Geral

Florianópolis diversifica turismo e impulsiona mercado de locação ‘short stay’ na baixa temporada

Eventos corporativos e esportivos reduzem sazonalidade e fortalecem economia local

Geral

Sábado será de sol e calor em Santa Catarina

Tempo firme predomina em todo o estado, com máximas de até 29°C no Litoral Sul e Oeste

Geral

Papa Leão XIV fará estreia com papamóvel elétrico no domingo

Veículo Classe G 580 será usado na missa que marca o início do pontificado e simboliza a meta do Vaticano de emissão zero até 2030

Geral

Confira resultado do sorteio da Quina de R$ 1,4 milhão

Resultado foi divulgado nesta sexta-feira (16) pela Caixa

Geral

Rede Catarina retoma ações de proteção às mulheres em Itapema

Projeto da PM acompanha vítimas com medida protetiva e realiza palestras preventivas em escolas do município

Mais notícias

Empreendedorismo, Geral

Florianópolis diversifica turismo e impulsiona mercado de locação ‘short stay’ na baixa temporada

Eventos corporativos e esportivos reduzem sazonalidade e fortalecem economia local

Segurança

Homem é condenado a 12 anos por homicídio após morte de galo em SC

Tribunal do Júri entendeu que motivação foi fútil e condenou o réu a regime fechado