Mais de 1,3 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já solicitaram reembolso por descontos não autorizados realizados por entidades associativas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo próprio INSS e se referem a pedidos feitos até as 17h.
Desde o início do serviço, na última terça-feira (13), 1.345.817 segurados abriram processos administrativos para contestar os descontos. No total, 1.370.635 pessoas buscaram informações sobre os débitos, sendo que apenas 24.818 confirmaram ter autorizado as cobranças.
O volume de acessos à plataforma Meu INSS já ultrapassou 34,9 milhões, com quase 6 milhões de usuários consultando os descontos e mais de 2,8 milhões declarando não terem sofrido nenhuma cobrança.
Sistema permite consulta e reembolso
O novo sistema, disponível no aplicativo Meu INSS e também pelo telefone 135, permite que o segurado consulte os valores descontados nos últimos anos e verifique se foram autorizados. Caso contrário, o beneficiário pode abrir um pedido de reembolso.
Ao todo, 41 entidades associativas estão sendo contestadas, abrangendo todas que tinham credenciamento com o INSS para realizar descontos diretamente nos benefícios. O processo também envolve uma notificação a cerca de 9 milhões de segurados.
Entidades terão de comprovar autorização
As associações que tiverem descontos questionados terão 15 dias úteis para apresentar documentação individual que comprove a autorização do segurado ou, então, devolver os valores cobrados indevidamente. Os reembolsos serão direcionados ao Tesouro Nacional e, posteriormente, repassados aos segurados prejudicados.
A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal investigam a atuação de organizações criminosas que, segundo apurações, vinham associando aposentados e pensionistas de forma irregular a essas entidades para aplicar os descontos.
Cuidado com golpes
O INSS alerta que não realiza contatos por telefone, e-mail, SMS ou WhatsApp para tratar do assunto. Todos os avisos aos segurados são feitos exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou pelos canais oficiais da autarquia.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.