keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Maior crescimento do Sul: Criação de empregos dispara em SC

O estado registrou a abertura de mais de 61 vagas de emprego formal em seis meses

mulher com unhas pintadas de lilás segura carteira de trabalho
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí

Santa Catarina abriu 61.533 vagas formais de trabalho nos seis primeiros meses de 2023,  o quinto melhor desempenho do país em volume de carteiras assinadas ficando atrás apenas de São Paulo (276.800), Minas Gerais (144.298), Rio de Janeiro (74.387) e Paraná (70.927). Além disso, nos últimos 12 meses o Estado criou 64.369 novas oportunidades. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, 27, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

O governador Jorginho Mello destaca que os resultados são robustos, mas ainda tem espaço para melhorar. “Somos referência nacional quando o assunto é emprego e esses dados são consequência da nossa força produtiva, de um povo empreendedor e confiante que tem segurança para investir aqui”, afirma, reforçando que agora o desafio é criar oportunidades para acelerar a geração de novos empregos.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, são muitos os motivos para esse resultado. “O povo catarinense é trabalhador por natureza e nosso estado possui regiões bem desenvolvidas, um ativo muito importante. Nós buscamos atuar como parceiros do setor produtivo, auxiliando na atração de novos negócios. Estamos atentos às necessidades do Estado e vamos criar ainda mais oportunidades à população”.

No acumulado do ano, os municípios que mais criaram vagas foram:Joinville (7.063), Itajaí (5.649) e Chapecó (3.029).  Santa Catarina teve um saldo positivo de 1.899 vagas em junho. É um número menor do que o registrado em alguns meses, mas suficiente para manter Santa Catarina como o 5° Estado que mais gerou empregos. 

O diretor de Emprego e Renda da Sicos, Carlos Alberto Arns Filho, acrescenta que Santa Catarina possui a maior taxa de trabalhadores com carteira assinada do país. “Isso contribui muito para esses dados, temos também a menor taxa de informalidade entre as unidades da federação”.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: SECOMSC

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Sul registra abertura de mais de 70 mil empresas em janeiro

O destaque é o Paraná que registrou 27.690 empresas

Economia

Festival de Fraldas: Fort Atacadista oferece descontos especiais em itens para bebês

Promoção é válida a partir do dia 6 de maio e segue até o próximo dia 19 em todas as unidades da rede

Economia

Epagri divulga desempenho da agropecuária de SC em 2023

O relatório, será apresentado online às 14h desta segunda-feira (6)

Economia

Investimentos em energia solar no Brasil alcançam R$ 200 bilhões

A capacidade instalada de energia solar no país agora ultrapassa 42,4 gigawatts (GW), equivalente a mais de três usinas de Itaipu

Mais notícias

Geral

Plataformas online listam pessoas resgatadas e indicam necessidades dos abrigos no RS

Voluntários trabalham para ajudar famílias e evitar desperdício em pontos de acolhimento