keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Madrugada de sexta-feira será ainda mais fria em Santa Catarina; Preparem-se!

Nesta madrugada de sexta-feira (30) a massa de ar polar vai passar por SC

satelite 440 Visor Notícias

A noite de quinta para o amanhecer de sexta-feira (30) deverá ser o período que vamos ter as menores temperaturas registradas dentro dessa massa de ar polar que atua no Sul do Brasil. Isso porque será neste período que o centro da massa de ar irá passar pelo nosso Estado, segundo informou o meteorologista Leandro Puchalski.

A Epagri/Ciram emitiu aviso meteorológico informando que nessa madrugada de sexta-feira (30), haverá geada ampla em boa parte de Santa Catarina. As temperaturas devem ficar 0 e 5°C em boa e as menores entre -1 e -5°C. Nas partes mais altas do Serra do Planalto Sul, os menores valores podem variar entre -5 a -10 graus.

Neve e temperaturas negativas em SC

A neve que ocorreu entre a noite de quarta-feira (28) e o início da madrugada desta quinta-feira, dia 29, foi o resultado da combinação entre a umidade/nebulosidade vinda do oceano, proveniente da circulação de um ciclone extratropical em alto mar com a presença do ar muito frio da massa de ar de origem polar sobre o Sul do Brasil.

Na noite do dia 28, a neve ocorreu em 26 cidades catarinenses como mostra a tabela 1. Nesta madrugada de quinta-feira, o fenômeno foi registrado em Bom Jardim da Serra e São Joaquim como pode ser visto na figura 2.

Na figura 1, pode se observar o registro das temperaturas mais de SC no amanhecer desta quinta-feira. Mais uma vez, o frio foi intenso, com 61 municípios com mínimas abaixo de zero com formação de geada ampla em SC. Esse fato foi muito similar o que ocorreu na semana passada onde no dia 20 de julho foram 55 municípios de SC com temperatura abaixo de zero.

A menor temperatura do ar registrada esse ano foi no dia 20 de julho com -8,2°C (negativo) em Urupema na serra catarinense. Esse valor foi superado nesta quinta, dia 29 por Bom Jardim da Serra com – 8,6°C, ver tabela 2.

Outro fator marcante desse frio intenso não foi só a ocorrência de geada ampla no estado, inclusive no Litoral, e sim a temperatura máxima que foi destaque no Planalto Sul. Tanto Bom Jardim da Serra como Urupema, tiveram as máximas abaixo de zero, mas isso é típico do inverno catarinense em julho, foi a dia e o lugar mais frio de todo o Brasil nesta quinta-feira! Ver figura 3.

AMANHECER GELADO

A quinta-feira amanheceu com temperaturas baixas em todas as regiões e novamente abaixo de 0°C em algumas cidades. No Morro da Igreja tivemos a menor temperatura do ano até agora:

-8,6°C Morro da Igreja

-6,5°C Urubici

-6,2°C São Joaquim

-5,1°C Água Doce

-4,8°C Urupema

-4,1°C Painel

-3,6°C Maravilha

-3,5°C Bom Jardim da Serra, Campos Novos, Lebon Régis e Ponte Serrada

-3,2°C Matos Costa e Santa Cecília

-3,1°C Fraiburgo

A quinta-feira se inicou com algo de -1 a -2°C em várias cidades do Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte. E nos maiores municípios do Estado o dia começou com:

-2,5°C Lages

-1,5°C Chapecó

3,4°C Criciúma

1,9°C Florianópolis

3,0°C Balneário Camboriú

4,8°C Joinville

8,5°C Blumenau

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Fim de semana começa com avanço da frente fria e mar agitado em Santa Catarina

Tempo firme retorna no domingo com queda nas temperaturas à noite

Tempo

Defesa Civil emite alerta laranja para tempestades e ventos fortes em regiões de Santa Catarina

A instabilidade é provocada pela chegada de uma frente fria que avança a partir do Rio Grande do Sul

Tempo

Tempestades com ventos de até 100 km/h e alto volume de chuva causam transtornos no Rio Grande do Sul

As consequências foram sentidas em várias cidades, com registros de quedas de árvores e muros, destelhamentos, alagamentos e suspensão de aulas

Tempo

Chegada de frente fria traz risco de temporais em Santa Catarina nesta sexta-feira

O dia começa com predomínio de sol, mas entre a tarde e a noite há previsão de temporais em várias regiões

Tempo

Santa Catarina terá calor e risco de temporais nesta sexta-feira

Frente fria avança e provoca tempestades com raios, ventos fortes e chance de granizo, principalmente no Oeste e divisa com o RS

Mais notícias

Saúde

Hospital de Florianópolis irá suspender atendimento materno-infantil para obras

Hospital amplia estrutura para dobrar capacidade de atendimento

Animal

Conheça as curiosidades das mamães do reino animal presentes no Oceanic Aquarium

No Dia das Mães, Oceanic Aquarium destaca os incríveis instintos maternos de pinguins, tubarões, polvos e outras espécies