keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Luzes misteriosas aparecem no céu durante terremoto no México; veja

Luzes apareceram em diferentes partes do México

5A4C73B9 577A 49AF 970D 8ED983CFECCB Visor Notícias

No final de domingo (5), um intenso terremoto atingiu o México. O epicentro do sismo de magnitude 7,0 foi registrado a apenas 17 quilômetros a Sudeste de Acapulco, na costa. O abalo causou ao menos uma morte e provocou desabamentos em prédios, inclusive danificando o hotel do balneário que abrigou a famosa série de televisão Mexicana Chaves.

O tremor foi sentido também na capital mexicana, onde os prédios balançaram e a população correu para as ruas. O grande terremoto de ontem fez com que os mexicanos recordassem o tremor de 19 de setembro de 2017, que deixou 369 mortos no país, a maior parte na capital mexicana. O que mais chamou atenção, contudo, no terremoto da noite do domingo no México foram os muitos clarões no céu observados durante o terremoto. O céu em Acapulco e na Cidade do México foi sucessivamente iluminado por flashes de luz que mais pareciam uma tempestade elétrica de relâmpagos.

A ciência não tem uma resposta definitiva para clarões que iluminam o céu durante e após um terremoto na zona do abalo sísmico. Mas, de acordo com pesquisadores da Universidade de Rutgers, dos Estados Unidos, as luzes aparecem devido a movimentos em camadas do solo que geram cargas elétricas enormes quando acontecem perto de falhas geológicas. São conhecidas como “luzes de terremoto” e vem sendo documentadas por séculos.

Dois dias antes do terremoto de 1906 em San Francisco, por exemplo, um casal enxergou raios de luz no céu. Em 1998, um globo brilhante de luzes rosa e púrpura foi visto 11 dias antes de um terremoto em Quebec, no Canadá.  Também antes do trágico terremoto de 2009 em L’Aquila, na Itália, pessoas testemunharam “chamas de luz” saindo dos paralelepípedos no centro histórico da cidade poucos segundos antes do tremor. Câmeras de segurança também registraram raios de luz durante o terremoto de magnitude 8,0 em Pisco, no Peru, em 2007.

O geólogo Austin Elliot, do U.S. Geological Survey (USGS), o serviço geológico dos Estados Unidos, foi às redes sociais para negar que os clarões de ontem à noite no México foram consequência do que se chama de “luzes de terremoto”. Segundo ele, os flashes no céu foram resultado do impacto do abalo na rede elétrica, assim como se observam clarões esverdeados em episódios de vento intenso como tornados, furacões e vendavais.

“Vamos esclarecer o que estamos vendo: esses flashes azul-esverdeados de fonte pontual são arcos elétricos entre as linhas de distribuição de energia à medida que entram em contato enquanto balançam. Eles causam curto-circuito nas linhas de distribuição e sobrecarregam os transformadores de tensão, causando explosões fortes e brilhantes e desligando a energia. É um fenômeno muito comum em ventos fortes e terremotos, resultado da infraestrutura humana”, escreveu.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Governo do Chile emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,4

Autoridades evacuam costa da região de Magalhães; ondas podem atingir Antártida e extremo sul chileno

Mundo

Chaminé que sinaliza escolha do novo papa é instalada no telhado da Capela Sistina; confira o vídeo

A estrutura será usada na quarta-feira (7), quando os cardeais iniciam a votação para escolher o sucessor de Francisco

Mundo

Operadora de energia de Portugal diz que fenômeno atmosférico raro causou apagão na Europa

A previsão é que a normalização da rede possa levar até uma semana

Mundo

Vaticano anuncia data oficial do conclave para eleger novo papa

Capela Sistina foi fechada para a preparação da votação dos cardeais; veja quando será a votação

Mundo

Vídeo mostra momento em que helicóptero cai no rio Hudson em Nova York

Seis pessoas morreram na queda, incluindo duas crianças, segundo autoridades locais

Mais notícias

Tempo

Domingo será de sol e com temperaturas aumentando em SC

Mínimas chegam a 5°C nas áreas altas e máximas podem atingir 30°C no Extremo Oeste

Segurança

Dono de lanchonete é preso por atirar em cliente e lavar dinheiro em SC

Operação apreende arma, R$ 1,3 milhão em cheques e liga empresário a jogos ilegais, agiotagem e tentativa de homicídio