keyboard_backspace

Página Inicial

Inusitado

Luz verde preocupa passageiros em voo sobre Florianópolis

A luz emitida deixava a visão turva, relatou uma passageira

Design sem nome 2023 12 28T104638.601 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Durante o voo sobre Florianópolis, os passageiros foram surpreendidos por uma intensa luz verde, causando desconforto e levando a tripulação a fechar as cortinas da aeronave. O caso ocorreu na noite desta segunda-feira, por volta das 22h40.

A luz emitida deixava a visão turva, relatou uma passageira

A psicóloga Naira Pedroso estava a bordo do avião, retornando de uma viagem a São Paulo: “Estava sentada próxima à janela olhando para fora, quando percebi um clarão forte atravessando a janela. Curiosa, fui olhar e fiquei com a visão turva por alguns segundos”, conta.

Naira conseguiu gravar o incidente e usou suas redes sociais para alertar sobre os perigos de apontar objetos luminosos para aeronaves. “Filmei porque achei um absurdo e tinha conhecimento do perigo. A pessoa que estava mirando o laser parecia saber o que estava fazendo, era insistente”, comentou.

De acordo com a psicóloga, ela e outros passageiros que estavam nos assentos do lado esquerdo do avião optaram por fechar as cortinas. “Fiquei um pouco aflita, mas acredito que os pilotos sabiam o que estavam fazendo. Mesmo assim você vai longe, já imagina o pior”, relatou.

Segundo o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o direcionamento de feixes de laser para as cabines das aeronaves pode causar distração, ofuscamento e momentânea cegueira, afetando a capacidade dos pilotos durante os procedimentos de voo.

É crime!

Além de representar um perigo, apontar lasers para aeronaves é considerado crime. O artigo 261 do Código Penal Brasileiro estipula uma pena de reclusão de dois a cinco anos para quem colocar em risco ou realizar atos que possam dificultar a navegação aérea, marítima ou fluvial.

Atualmente, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) oferece um formulário online para registrar incidentes desse tipo. O órgão recomenda a notificação desses casos para compilar dados e planejar medidas preventivas.

Fonte: ND+

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Inusitado

Fungo da série The Last of Us da HBO existe na vida real

Na natureza, esse parasita infecta insetos, como formigas, assumindo o controle de seus corpos e levando-os à morte

Inusitado

Homem pinta galinha de verde para vender como papagaio em site de e-comerce

Tentativa de fraude viralizou na internet: "se náo entende de papagaio não se meta no negócio"

Inusitado

Oficina compra carro elétrico em leilão e encontra bloco de concreto no lugar da bateria

De acordo com um técnico da empresa, a perda registrada foi de mais de R$ 40 mil

Mais notícias

Economia

Santa Catarina mantém alta no turismo após temporada de verão

Nos últimos anos, o estado tem registrado crescimento expressivo na chegada de turistas internacionais