keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Lucas Gotardo anuncia Semana da Transparência com série de fiscalizações

A Semana Municipal da Transparência foi instituída por projeto de lei de autoria do vereador Lucas Gotardo (Novo), em 2017, um marco local para celebrar o aniversário de vigência da Lei Federal de Acesso à Informação, na semana do dia 16 de maio.

Motivado por diversas reclamações de dificuldade de acesso à informações junto à Prefeitura e falta de prestação de contas de ações ligadas ao coronavírus, o vereador Lucas Gotardo (Partido Novo) decidiu trazer a público essas denúncias e seus encaminhamentos, na Semana da Transparência. 

“Não é novidade alguma a falta de comprometimento da administração municipal com os questionamentos feitos pelos vereadores. Eu mesmo tenho Pedidos de Informação fazendo aniversário na mesa do prefeito, à espera de respostas. Mas pra piorar, agora até os cidadãos têm enfrentado dificuldades na hora de buscar alguma informação, seja via protocolo físico ou site”, declarou Gotardo.

Entre as motivações de Lucas Gotardo para a Semana da Transparência estão denúncias de horas extras excessivas (mesmo em época de pandemia e de déficit na arrecadação), além de ausência de dados e dificuldade para compilação pelo Portal da Transparência.

Lucas compreende as particularidades do momento de calamidade pública que exige medidas emergenciais, mas ele alerta para a falta de prestação de contas de ações da Prefeitura, como da série de dispensas licitatórias lançadas desde o início da pandemia e os 150 mil testes da China (que segundo a imprensa, custariam R$ 6 milhões aos cofres públicos e que até o momento não foram autorizados pela Anvisa).

Nos próximos dias Gotardo vai formalizar as proposições de sua fiscalização, tanto questionamentos, como indicações propositivas.

“Vou compartilhar essa movimentação via redes sociais, para que a população acompanhe em tempo real e me ajude a cobrar a entrega de tantas expectativas criadas pela administração municipal”, finalizou.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Eduardo Leite é lançado pré-candidato à Presidência pelo PSD

Governador do RS se filia ao PSD e é anunciado como pré-candidato ao Planalto em 2026; Saída do PSDB ocorre após 24 anos de trajetória no partido

Política

INSS notificará vítimas de descontos indevidos a partir da próxima terça-feira

Mais de 9 milhões de beneficiários devem confirmar se autorizaram os débitos; devolução dos valores ainda não tem data definida

Política

Câmara aprova urgência para ampliar número de deputados

Projeto prevê criação de 18 novas cadeiras na Câmara, sem impacto orçamentário, segundo o relator; votação pode ocorrer a qualquer momento

Política

Câmara pode votar urgência para ampliar número de deputados

Projeto atende decisão do STF que exige redistribuição das cadeiras conforme dados populacionais do Censo 2022

Política

Projeto que proibia nudismo em praias de SC é arquivado na Alesc

Relator citou decisão do STJ para defender regulamentação da prática em locais específicos

Mais notícias

Segurança

Dupla sequestra empresário, rouba cofre e o abandona esfaqueado na BR-101 em SC

Criminosos deixaram o empresário ferido após série de facadas na BR-101

Segurança

Motorista de app é esfaqueado por passageiro e suspeito se entrega no Litoral Norte

A vítima saltou do carro em movimento para escapar e foi socorrida por populares