Página Inicial
GeralLivros e documentos resgatados nas enchentes do RS são congelados para restauração em SC
Técnica é rara e cara

Especialistas do Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (Labcon) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começaram o processo de restauração de livros e documentos danificados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. Os itens, vindos da Biblioteca Pública de Camaquã e do Museu de Igrejinha, foram transportados em um veículo refrigerado e congelados para impedir o crescimento de fungos.
A técnica de congelamento, que preserva os documentos até que possam ser tratados com segurança, é rara e cara, sendo utilizada pela primeira vez pelo Labcon. Cerca de 250 volumes serão descongelados e restaurados, incluindo partituras do século XIX trazidas da Alemanha e livros históricos da década de 60. A expectativa é que o trabalho de restauração, que envolve secagem, higienização e encadernação, leve até dois anos para ser concluído.
Quer receber as notícias em tempo real?
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: G1
Sobre o autor:

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Notícias Relacionadas
Mega-Sena não tem ganhadores e valor do próximo sorteio surpreende
Próximo sorteio será no sábado (10)
Papa Leão XIV já esteve no Brasil duas vezes e nova visita marcada para este ano
Antes de ser eleito pontífice, Robert Prevost visitou Guarulhos e Belo Horizonte como líder dos Agostinianos; nova visita foi adiada em 2025
Confira resultado do sorteio de R$ 38 milhões da Mega-Sena
Sorteio foi realizado nesta quinta-feira (8) em São Paulo
Família de menino de Porto Belo com doença rara pede ajuda para custear tratamento
Gustavo Nicolas, de 9 anos, tem adrenoleucodistrofia e precisa de apoio financeiro para exames, equipamentos e adaptação da casa
Signos que vão encontrar um amor em maio; veja se o seu está na lista
Cinco signos estão com o romance favorecido pelos astros neste mês