A licença ambiental para a dragagem do canal externo da baía da Babitonga, em Santa Catarina, autoriza a remoção de 12,8 milhões de metros cúbicos de areia. Parte desse material será utilizado para o alargamento de praias em Itapoá, enquanto o restante será descartado no oceano. As obras, que permitirão a entrada de cargueiros maiores nos portos de São Francisco do Sul e Itapoá, devem começar no primeiro semestre de 2025. As informações são do colunista Jefferson Saavedra, do NSC.
Além de melhorar a navegabilidade, a dragagem ajudará a combater a erosão costeira nas praias de Itapoá. O projeto inclui a criação de dunas protegidas para evitar danos à vegetação, que será plantada após a conclusão das obras. Estima-se que as intervenções, como suavização de curvas no canal, durem cerca de 10 meses. O custo total das obras é de R$ 300 milhões, financiados pelo Porto Itapoá como adiantamento das tarifas portuárias. O edital para a contratação dos serviços deve ser publicado ainda este ano.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.