Santa Catarina é fértil em esportistas com a sina de brilhar e conquistar títulos. Foi assim com Gustavo Kuerten, melhor tenista brasileiro da história, Tiago Splitter, primeiro brasileiro campeão da NBA, Ana Moser, que trouxe a primeira medalha olímpica do vôlei feminino, o bronze em Atlanta 1996. Agora, o nome que desponta é o de Lauriê Tournier.
Diferentemente dos nomes citados, Lauriê, mais conhecida como Lali, destaca-se longe das atividades físicas intensas: o seu campo de jogo são os esportes da mente. Dos 11 aos 20 anos, ela foi profissional de xadrez e disputou campeonatos por todo o País. No entanto, em uma dessas viagens a jogadora conheceu a sua verdadeira paixão: o poker.
Esse famoso jogo de cartas ganhou a condição de esporte da mente. O reconhecimento veio em 2010, quando a IMSA (International Mind Sports Association), organização responsável pela categoria, reconheceu que para vencer no poker é preciso contar com diversas faculdades mentais, como análise de diversos cenários, cálculo de probabilidades, paciência e, claro, blefe. Tudo isso espanta a sorte e traz para a mesa o talento de cada jogador.
Devido ao seu histórico no xadrez, categoria onde o estudo é primordial para o sucesso, Lali chegou ao poker com o hábito de estudar muito e descobrir os detalhes do jogo. Com relação ao poker, além das habilidades mentais, também é fundamental conhecer as regras da modalidade, afinal, dependendo das cartas na mão, da posição da mesa e do momento, é possível optar por uma estratégia ou outra. É nesse ponto que a jogadora se destaca, afinal, ela sabe utilizar muito bem a posição na mesa para adaptar a sua estratégia à situação do jogo, dessa forma, a catarinense conquistou importantes vitórias.
Imagem Ilustrativa – Unsplash
Do online para o mundo
O histórico de Lali conta com vitórias em eventos presenciais e online, e é no digital que a jogadora se sente mais cômoda, afinal, foi onde tudo começou. Em declaração ao site do PokerStars, a catarinense conta: “Treze anos atrás, comecei a jogar Sit & Go’s de US$ 0,25 no PokerStars, e me lembro de olhar para a página do Team Pro e imaginar minha foto lá. Era um sonho muito distante”.
Pois bem, os anos passaram, Lali ganhou torneios e reconhecimento. Atualmente, ela é uma das principais jogadoras brasileiras do circuito de poker. E não para por aí, o sonho de se tornar uma embaixadora do PokerStars, uma das maiores empresas especializadas na modalidade, virou realidade.
No final de janeiro de 2023, Lali passou a integrar o quadro de embaixadores da marca. Além de concretizar um sonho, a profissional agora está ao lado do marido, Rafael Moraes, que também teve uma carreira no xadrez antes de virar jogador profissional de poker. O time ainda conta com o paulista André Akkari, um dos melhores atletas da modalidade no País.
Carreira de streamer
Lali inspirou-se em streamers estrangeiros e também começou a transmitir ao vivo na Twitch. O canal da catarinense é um sucesso, são mais de 22 mil seguidores que a acompanham nas transmissões e nos torneios online.
Porém, ela não fica só no poker. Lali também explorou outros jogos, como o CS:GO. O gosto pelo título, um dos e-Sports mais reconhecidos no mundo, as habilidades demonstradas e os amigos na modalidade ajudaram a abrir novas portas.
Lali também é streamer da FÚRIA, uma das organizações de eSports mais reconhecidas do Brasil. Nesse segmento, a jogadora mostra suas habilidades no jogo e também acompanha os torneios femininos da organização no CS.
Esse é um pequeno resumo dos feitos da nova estrela do esporte catarinense, vale ressaltar que o Estado é um dos que mais apoia os seus atletas. Lali se destaca pela atuação em um campo diferente, os esportes da mente. Nessa categoria, o “suor” não aparece, mas o esforço está sempre presente.
A história de Lali Tournier no esporte está conectada às modalidades mentais. O início no xadrez foi fundamental para criar as bases para brilhar no poker. Tudo indica que a jogadora vive um grande momento de sua carreira, no entanto, o melhor ainda está por vir. Por isso, não se assuste se ver o nome de Lali Tournier por aí.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Vicenzo Locatelli, da equipe Pedala Itapema, foi campeão júnior na tradicional prova 500 Millas del Norte e agora se prepara para disputar o Pan-Americano
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade