keyboard_backspace

Página Inicial

Esportes

Lali Tournier: conheça a catarinense que brilha nos esportes mentais

Dos 11 aos 20 anos, ela foi profissional de xadrez e disputou campeonatos por todo o País e agora se dedica ao poker

Xadrez peças esporte
Imagem Ilustrativa/Unsplash

Santa Catarina é fértil em esportistas com a sina de brilhar e conquistar títulos. Foi assim com Gustavo Kuerten, melhor tenista brasileiro da história, Tiago Splitter, primeiro brasileiro campeão da NBA, Ana Moser, que trouxe a primeira medalha olímpica do vôlei feminino, o bronze em Atlanta 1996. Agora, o nome que desponta é o de Lauriê Tournier.

Diferentemente dos nomes citados, Lauriê, mais conhecida como Lali, destaca-se longe das atividades físicas intensas: o seu campo de jogo são os esportes da mente. Dos 11 aos 20 anos, ela foi profissional de xadrez e disputou campeonatos por todo o País. No entanto, em uma dessas viagens a jogadora conheceu a sua verdadeira paixão: o poker.

Esse famoso jogo de cartas ganhou a condição de esporte da mente. O reconhecimento veio em 2010, quando a IMSA (International Mind Sports Association), organização responsável pela categoria, reconheceu que para vencer no poker é preciso contar com diversas faculdades mentais, como análise de diversos cenários, cálculo de probabilidades, paciência e, claro, blefe. Tudo isso espanta a sorte e traz para a mesa o talento de cada jogador.

Devido ao seu histórico no xadrez, categoria onde o estudo é primordial para o sucesso, Lali chegou ao poker com o hábito de estudar muito e descobrir os detalhes do jogo. Com relação ao poker, além das habilidades mentais, também é fundamental conhecer as regras da modalidade, afinal, dependendo das cartas na mão, da posição da mesa e do momento, é possível optar por uma estratégia ou outra. É nesse ponto que a jogadora se destaca, afinal, ela sabe utilizar muito bem a posição na mesa para adaptar a sua estratégia à situação do jogo, dessa forma, a catarinense conquistou importantes vitórias.

ella don s3cSol6Y6eY unsplash Visor Notícias
Imagem Ilustrativa – Unsplash

Do online para o mundo

O histórico de Lali conta com vitórias em eventos presenciais e online, e é no digital que a jogadora se sente mais cômoda, afinal, foi onde tudo começou. Em declaração ao site do PokerStars, a catarinense conta: “Treze anos atrás, comecei a jogar Sit & Go’s de US$ 0,25 no PokerStars, e me lembro de olhar para a página do Team Pro e imaginar minha foto lá. Era um sonho muito distante”.

Pois bem, os anos passaram, Lali ganhou torneios e reconhecimento. Atualmente, ela é uma das principais jogadoras brasileiras do circuito de poker. E não para por aí, o sonho de se tornar uma embaixadora do PokerStars, uma das maiores empresas especializadas na modalidade, virou realidade. 

No final de janeiro de 2023, Lali passou a integrar o quadro de embaixadores da marca. Além de concretizar um sonho, a profissional agora está ao lado do marido, Rafael Moraes, que também teve uma carreira no xadrez antes de virar jogador profissional de poker. O time ainda conta com o paulista André Akkari, um dos melhores atletas da modalidade no País.

Carreira de streamer

Lali inspirou-se em streamers estrangeiros e também começou a transmitir ao vivo na Twitch. O canal da catarinense é um sucesso, são mais de 22 mil seguidores que a acompanham nas transmissões e nos torneios online.

Porém, ela não fica só no poker. Lali também explorou outros jogos, como o CS:GO. O gosto pelo título, um dos e-Sports mais reconhecidos no mundo, as habilidades demonstradas e os amigos na modalidade ajudaram a abrir novas portas.

Lali também é streamer da FÚRIA, uma das organizações de eSports mais reconhecidas do Brasil. Nesse segmento, a jogadora mostra suas habilidades no jogo e também acompanha os torneios femininos da organização no CS.

Esse é um pequeno resumo dos feitos da nova estrela do esporte catarinense, vale ressaltar que o Estado é um dos que mais apoia os seus atletas. Lali se destaca pela atuação em um campo diferente, os esportes da mente. Nessa categoria, o “suor” não aparece, mas o esforço está sempre presente.

A história de Lali Tournier no esporte está conectada às modalidades mentais. O início no xadrez foi fundamental para criar as bases para brilhar no poker. Tudo indica que a jogadora vive um grande momento de sua carreira, no entanto, o melhor ainda está por vir. Por isso, não se assuste se ver o nome de Lali Tournier por aí.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Esportes

Flamengo enfrenta o Corinthians neste domingo mirando a liderança do Brasileirão

Rubro-Negro recebe o Timão no Maracanã, pela 6ª rodada do campeonato

Esportes

Corinthians lança camisa do Mundial e alfineta o Palmeiras

Novo uniforme celebra os 25 anos do título de 2000 e faz referência à polêmica sobre o Mundial de 1951, reivindicado pelo rival

Esportes

Godoy Cruz x Grêmio pela Sul-Americana: onde assistir ao vivo hoje às 19h

Confronto direto vale liderança do Grupo D; ambas as equipes têm 100% de aproveitamento

Esportes

Atleta do Pedala Itapema conquista título de prova internacional de ciclismo no Uruguai

Vicenzo Locatelli, da equipe Pedala Itapema, foi campeão júnior na tradicional prova 500 Millas del Norte e agora se prepara para disputar o Pan-Americano

Esportes

João Fonseca vence dinamarquês na estreia do Madrid Open

Brasileiro de 18 anos supera Elmer Moller e avança à segunda rodada do Masters 1000; próximo desafio será contra americano top 12

Mais notícias

Segurança

Homem escapa da morte após arma de suspeito falhar duas vezes no Oeste de SC

Suspeito tentou atirar três vezes em vítima em restaurante de Chapecó, mas apenas um disparo foi efetuado; agressor fugiu

Geral

Criança de 5 anos de SC entra para grupo de alto QI no Brasil

Zayan Frizon Marques, de São Miguel do Oeste, apresentou quociente de inteligência de 140 em avaliação realizada antes dos 4 anos