Laguna é uma cidade incrível com passeios inesquecíveis que com certeza irão ganhar seu coração!
Se você é o tipo de pessoa que ama aprender mais sobre o lado histórico dos destinos que visita, precisa conhecer Laguna. A cidade foi fundada em 1676, fica no litoral Sul e é o segundo município mais antigo de Santa Catarina.
O destino também é conhecido por ter sido o lar de Anita Garibaldi, uma brasileira importante, que participou da Revolução Farroupilha e do processo de unificação da Itália junto a Giuseppe Garibaldi. Só com essa informação já dá para perceber que a cidade é um prato cheio para quem ama história, não?
Além disso, a cidade também conta com 20 praias, lagoas e dunas incríveis para visitar. Ficou curioso e quer saber mais sobre Laguna? Confira 6 passeios para fazer no lugar.
1- Passeio pelo Centro Histórico de Laguna
Fonte: Divulgação
O Projeto Paisagem Cultural – Um Passeio pela História de Laguna é organizado pelo Sesc desde julho de 2017 e conta com passeios gratuitos, realizados pelo Turismo Social Sesc, em um roteiro surpreendente que valoriza tanto o patrimônio material, quanto o imaterial da cidade.
Ele é realizado a pé pelo Centro Histórico do município, também conhecido como o maior conjunto arquitetônico tombado do Estado. O percurso dura cerca de duas horas e conta com o acompanhamento de um guia de turismo. Ele compreende edificações seculares com paradas estratégicas nos pontos de grande interesse histórico, como o Museu Anita Garibaldi, a Fonte da Carioca e a Matriz de Santo Antônio.
Durante sua existência, o projeto atraiu mais de 8 mil pessoas, entre grupos pedagógicos, de turismo, moradores e visitantes. No passeio também é possível conhecer um pouco mais sobre os estilos arquitetônicos do conjunto histórico tombado pelo Iphan: o luso-brasileiro, eclético e art déco.
Vale a pena aprender mais sobre a história da cidade (e do país) e conhecer Laguna de pertinho.
2- Visitar a Rota da Baleia Franca
Fonte: Divulgação
Você sabia que é possível ver as baleias em Laguna? A cidade faz parte da Rota da Baleia Franca, junto com Imbituba e Garopaba e está localizada na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA).
A época de reprodução das baleias no litoral sul vai de julho a novembro, com um pico maior de ocorrência em setembro e as avistagens ocorrem por terra, a partir dos costões das praias das cidades.
O turismo de observação de baleias é praticado com grande facilidade na região e é incrível avistar as mães e os filhotes nadando próximos à costa. Além dessa atividade, a rota também conta com um polo gastronômico, atividades como trilhas, esportes de aventura, praias, observação de aves e crustáceos, como os botos pescadores de Laguna.
3- Conhecer o Farol de Santa Marta
Farol de Santa Marta – Santa Catarina
O Farol de Santa Marta é outro ponto turístico importante de se conhecer em Laguna. Ele fica a cerca de 17 km do centro da cidade e faz parte do Cabo de Santa Marta, que possui praias incríveis, muito amadas pelos surfistas.
O farol foi projetado por franceses, é o maior das Américas e o terceiro maior do mundo. Tem 29 metros de altura e está a 75 metros acima do nível do mar. No topo os visitantes têm uma vista 360º de todo o vilarejo de Santa Marta, das praias e do Morro do Céu.
A visita é gratuita, feita na base do farol, e deve ser realizada apenas durante o dia. Para chegar até ele é preciso pegar uma balsa e andar por 20 km pela Estrada Geral do Farol.
4- Faça uma das trilhas da cidade
Laguna também é muito conhecida pelas trilhas, o que é perfeito para quem adora uma boa aventura. Entre as opções estão a trilha da Praia de Itapirubá, trilha da Praia do Manelone, trilha da Praia do Gravatá, Trilha da Praia da Cigana, Trilha dos Sambaquis e a Trilha do Farol de Santa Marta. Todas elas são fáceis de fazer e levam cerca de 20 a 30 minutos.
5- Visitar o Mirante de Nossa Senhora da Glória
O Mirante de Nossa Senhora da Glória é outro ponto que você deve visitar em Laguna. Ele possui 128 metros de altura, fica em uma área de preservação ecológica e conta com uma paisagem incrível, sendo considerada uma das mais belas vistas do município.
6- Conhecer o Marco do Tratado de Tordesilhas
Aproveite para visitar o marco do Tratado de Tordesilhas, em Laguna. Ele foi firmado entre Portugal e Espanha no dia 4 de junho de 1494. Seu objetivo era resolver os conflitos territoriais relacionados às terras descobertas no final do século XV.
Diante disso uma linha imaginária foi traçada à 370 léguas de Cabo Verde, servindo como uma referência para a divisão das terras. Essa linha começa em Belém do Pará e termina em Laguna.
Vale lembrar que o Tratado de Tordesilhas deixou de vigorar em 1750 e em 1970 foi erguido o Marco de Tordesilhas de Laguna, lembrando o fato histórico.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade